Grupo TEDUM da UFPB inscreve para curso em educação musical e tecnologias

A ideia de uma educação musical on-line ou semipresencial é, hoje, uma realidade em muitos contextos de ensino e aprendizagem musical. No entanto, para pensar a pedagogia musical nessas modalidades é necessário compreender seus aspectos de ensino e ter maior aproximação com recursos que permitirão o diálogo musical, via textos, áudio, imagens e audiovisuais.

Baseado nesta perspectiva, o grupo de estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM) do projeto de extensão Práticas de Educação Musical On-line e Semipresencial, vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (PROBEX/UFPB 2018), em parceria com o Núcleo de Artes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Apodi (NUART/AP/IFRN), oferecerá o curso de extensão "Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia" - turma 2.

De abrangência nacional, o curso é aberto a toda a comunidade e às pessoas que se interessam pelo ensino de música e o uso de tecnologias e/ou desenvolvem algum tipo de trabalho com música e educação. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de julho pelo link: https://goo.gl/dXeFcp.

O curso será ministrado no período de 6 de agosto a 24 de setembro deste ano, visando a discussão sobre o tema da educação musical e tecnologias, a partir de diálogos entre os alunos e a equipe de professores, e a capacitação de professores e tutores para atuarem com o uso de tecnologias em aulas de música presenciais ou a distância.

O aluno deve ter conhecimento de uso de computador e da internet, acesso a uma conexão estável, disponibilidade para trabalhar em equipe e interesse em explorar e aprender o uso de novas ferramentas. Para participar do curso, é necessária uma dedicação média de três a quatro horas por semana. Todas as segundas-feiras, das 20h às 21h30, serão realizados encontros virtuais, entre alunos e professores, utilizando videoconferências.

As atividades do curso serão individuais e em grupos. Os grupos de trabalhos (GTs) serão formados por interesses temáticos. Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância - ou seja, não haverá encontros presenciais.

A metodologia utilizada será a Aprendizagem baseada em Problemas (ABP), na qual o aluno é protagonista na construção de conhecimento gerado pelo e através do curso em articulação com as suas experiências prévias. O curso é gratuito e oferece certificado de 60 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3216-7916/7917.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral