Grupos de cultura popular se apresentam na Lagoa

O “Encontro de Batuques da Paraíba”, em sua segunda edição, vai acontecer no dia 18 deste mês, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. O Encontro encerra as atividades da “II Semana de Extensão Maracastelo Afroeducação”, que será realizado de 13 a 18 deste mês, integrando diversos espaços da cidade, com discussões e vivências no âmbito da Educação, História, Antropologia, Dança, Artes, Música, Cultura e Audiovisual.

O “II Encontro de Batuques” é uma realização colaborativa, parceria do Coletivo Maracastelo e a Escola Viva Olho do Tempo e conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Coletivo Maracastelo consolida a realização do ‘II Encontro de Batuques da Paraíba”, um grande dia festivo da cultura popular do nosso estado. Evento estadual, anual, sem fins lucrativos e itinerante este ano terá como palco o Parque da Lagoa. As apresentações acontecem ao ar livre, tornando o domingo cultural, colorido, com muita música, dança e brincadeiras.

Neste ano as mestras da cultura paraibana, Vó Mera do bairro do Rangel, e Dona Lenita (in memorian) do Coco Novo Quilombo, Ipiranga e Gurugi são as grandes homenageadas, mulheres que representam a força e a beleza da nossa história e tradição.

No dia 18, a partir das 13h serão 12 grupos tradicionais se apresentando em dez horas de programação. Participam desta edição além da Vó Mera e Suas Netinhas e do Coco Novo Quilombo, os Índios Tabajara, Odete de Pilar, Escola de Capoeira Angola ao Pé de Baobá, Ciranda do Sol, Banda de Pífanos Cabaçal de São José de Piranhas, Aruenda da Saudade de Pitimbu, Cambindas Brilhantes de Lucena, Afoxé Ylê Áwá e os maracatus infantis Tambores do Tempo e Nação Oxalá, este último convidado de Pernambuco.

Maracastelo é um coletivo que desenvolve ações e projetos socioculturais de educação, produção cultural e ocupação de espaços públicos, em especial na Associação dos Moradores do Castelo Branco, onde promove semanalmente, há dois anos, uma oficina aberta e gratuita aos sábados a partir das 15h através do movimento de ocupação cultural #ocupeamcabcultural.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para os minicursos e oficinas poderão ser realizadas pela internet através da página do facebook da II Semana de Extensão Maracastelo: https://www.facebook.com/events/323183894738285/.  A participação no evento será certificada pela Universidade Federal da Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria