Hackfest contra a Corrupção inscreve para maratona e oficinas

A terceira edição do Hackfest contra a Corrupção está programada para os dias 9, 10 e 11 de junho de 2017. O tema da temporada é Tecnologia, Transparência e Cidadania. A UFPB apoia o evento, que será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, situado à rua Abdias Gomes de Almeida, 800, no bairro Tambauzinho, em João Pessoa (PB).

Durante os três dias do Hackfest, programadores, estudantes e profissionais ligados à Tecnologia da Informação - e também ao Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia - formarão equipes para a criação de aplicativos, sistemas e jogos para computador ou celular, que possam ser disponibilizados ao público gratuitamente para combater a corrupção.

Ao final da maratona, cada equipe deverá apresentar a ideia desenvolvida e demonstrar a viabilidade do seu software. As equipes das dez melhores propostas terão até 31 de julho para concluir o desenvolvimento e apresentar o produto final à comissão julgadora. As três soluções vencedoras serão conhecidas e premiadas em agosto deste ano.

Os interessados podem realizar suas inscrições pelo site do evento, onde se encontra também o edital da maratona com informações detalhadas sobre como participar do Hackfest.

Oficinas e painéis também fazem parte da programação. Veja a seguir:

Atividade

15h30-17h

Abertura Oficial do HACKFEST

Palestrante: Martha Gabriel

Painel 1 - Tecnologia da Informação à serviço da cidadania

Palestrantes: Irio Musskopf; Silvio Meira, Stephan Garcia, Wesley Vaz

Painel 2 – O direito na gestão pública e no combate à corrupção

Palestrantes: Affonso Guizzo Neto, Carlos Ragazzo, Julio Marcelo, Roberto Livianu

19h-21h30

Painel 3 – Transparência pública

Palestrantes: Gil Castelo Branco, Nicole Verillo, Marlon Reis.

Mediador: Fábio George Cruz da Nóbrega

Oficina 1 - Crimes digitais, cyberbulying e o uso seguro da Internet

Facilitador: Rodrigo Nejm

Oficina 2 – Corrupção nas licitações públicas

Facilitadores: Franklin Brasil; Felipe Leitão Roquete e Bruno Garcia

Oficina 3 – Tratamento de denúncias do cidadão

Facilitador: Débora Queiroz Afonso

14h-17h30

Oficina 4 – Lei de Acesso à Informação: como usar, como implementar.

Facilitador: Abelardo Lopes

Oficina 5 – Compliance e integridade empresarial

Facilitadores: João Peixoto Neto e Luana Almeida

As inscrições para as oficinas são realizadas em http://hackfest.com.br/painel-e-oficina/.

O evento

O Hackfest contra a Corrupção foi idealizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O evento é viabilizado por meio de convênio com as universidades, com o objetivo de promover a geração de conhecimento e de ferramentas tecnológicas para serem utilizadas pela sociedade no enfrentamento à corrupção e, assim, melhorar a gestão pública.

O Hackfest foi realizado pela primeira vez em agosto de 2016, na sede do MPPB em Campina Grande (PB), em parceria com a UFCG. A segunda edição ocorreu em outubro, em parceria com a UFPB, em João Pessoa.

ACS | Rita Ferreira