Handebol da UFPB seleciona 50 novos atletas

As equipes de handebol da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) selecionarão 25 novos atletas para o time feminino e 25 para o masculino. A seletiva ocorrerá até 14 de agosto, no Ginásio de Esportes do campus-sede, em João Pessoa, às terças e quintas-feiras, das 20 às 22 horas.

Para participar, é preciso ser estudante da UFPB. A inscrição deve ser feita através de formulário eletrônico, que auxiliará na estruturação das equipes e no cadastro dos atletas na Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

“Resolvemos criar esse questionário porque, no ano passado, tivemos muita dificuldade em levantar informações sobre os atletas para viabilizar sua participação em competições. Dados sobre tipo sanguíneo e alergias, por exemplo, também poderão ser importantes em casos de emergência”, explica Daniel Andrade, estudante do curso de Fisioterapia e membro da comissão organizadora da seleção, formada, ainda, pelos alunos Daniel Moisés Cartaxo (Medicina) e Wellington Souza (Nutrição).

A escolha dos novos atletas será realizada segundo critérios como conhecimento do esporte, disponibilidade para os treinos, integração com o grupo e qualidades físicas e técnicas. Hoje, o time masculino conta com 26 integrantes e o feminino com 16 de diferentes cursos da UFPB. A média de idade das duas equipes é de 22 anos.

A prática do handebol, no âmbito da UFPB, é promovida por projeto do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB), proposto pelo técnico-administrativo Anderley Dias e que tem a colaboração externa do treinador Bruno Pabliane. O principal objetivo da iniciativa é promover a integração entre os estudantes.

“Desejamos fortalecer os vínculos afetivos e competir. Assim como outras práticas esportivas, o handebol auxilia no combate ao sedentarismo, promove a saúde mental, estimula os reflexos e melhora a percepção espacial”, observa Daniel Andrade.

Demandas

Para participar da etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano, que é uma das principais competições do País para a categoria, cada atleta desembolsou cerca de R$ 2 mil, para custear viagens, uniformes, transporte, alimentação, equipamentos e outras necessidades. Daniel Andrade avalia que falta incentivo.

“Não temos bolsa. Nem sempre conseguimos ônibus. Cobramos taxa mensal de R$ 10 de cada atleta para manutenção dos materiais. Às vezes, recebemos doação de equipes maiores. No entanto, nem sempre os equipamentos são os mais adequados às nossas demandas. Ainda assim, fomos vice-campeões da etapa estadual do JUBs”, comemora o estudante.

Neste semestre, os treinos dos times ainda não começaram porque não há profissional para supervisionar o ginásio no horário. Andrade conta que, apesar dessa falta de pessoal, o ideal mesmo é que houvesse outro ginásio. “Precisamos de mais espaço para treinos e amistosos, entre outras atividades”.

Andrade esclarece, também, que as competições não atrapalham os estudos dos atletas porque geralmente ocorrem à noite ou nos finais de semana. Se necessário, uma declaração é disponibilizada para que os alunos apresentem à coordenação do seu curso. “Queremos que as horas dedicadas ao esporte sejam abatidas da carga horária dos cursos enquanto atividade de extensão”, diz.

Neste semestre, os atletas participarão da 21° edição da Taça Campina de Handebol e disputarão competições entre grêmios estudantis e torneios, principalmente na Paraíba e em Pernambuco.

Mais informações podem ser obtidas por meio de um dos telefones da comissão organizadora (83) 99884-7332 e 99941-0635.

ACS | Pedro Paz