História da Editora UFPB é tema de dissertação de mestrado profissional

“Editora UFPB: uma história fundamentada em dados”. Este foi o título da dissertação do Mestrado Profissional em Gestão em Organização Aprendentes (MPGOA), vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), aprovada recentemente.

Orientada pelo professor-doutor Guilherme Ataíde Dias, a pesquisa foi realizada e apresentada pela mestranda Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante, no auditório Azul do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), no Campus de João Pessoa. A banca examinadora foi composta pelas professoras-doutoras Eliane Paiva e Izabel França de Lima do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Informação (PPGCI).

De acordo com Geisa Fabiane Cavalcante, a sua pesquisa é baseada na teoria fundamentada de dados, utilizando-se os métodos quantitativos e qualitativos. Ela consultou 300 livros da coletânea paraibana da Biblioteca Central da UFPB e tirou sete mil fotos da coleção paraibana, cujos dados foram catalogados, codificados e analisados.

Durante o trabalho, foi feita, também, uma revisão bibliográfica da história de todas as editoras universitárias do país e constatou-se que não existiam artigos relacionados aos acervos dessas editoras, a não ser um artigo escrito pelas professoras Bernardina Freire e Izabel França de Lima sobre a Editora UFPB, mas relacionada à história de vida de seus funcionários.

Entre outras descobertas, a pesquisa apontou que a história da Editora UFPB começa em 1962, com o lançamento do livro Augusto dos Anjos pela Universidade, mas que foi impresso em Recife (PE). Naquela época, a Editora não dispunha de parque gráfico. De 1975 a 1984, foi o período que a Editora teve maior volume editorial, mas que só foi superado a partir 2013.

A pesquisa concluiu que a Editora UFPB contribui com a comunidade universitária de várias maneiras: quando faz o registro da memória institucional e produção editorial; para o desenvolvimento social e público em várias facetas da cidadania; e para o desenvolvimento da publicação científica e diversidade editorial.

A banca examinadora recomendou a publicação da pesquisa, considerando sua contribuição valiosa para melhoria das gestões das editoras universitárias.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral