Hospital Universitário contará com Centro de Reabilitação Funcional

O centro funcionará a partir do próximo ano e terá parceria com o Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília. Atenderá pacientes com sequelas neurológicas e que precisam de fisioterapia. Os recursos, na ordem de R$ 5 milhões, foram oriundos de emendas de parlamentares paraibanos.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, a partir do próximo ano, terá o privilégio de possuir um Centro de Reabilitação Funcional que vai operar em parceria com o Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília. Os recursos, oriundos de emendas de bancadas da deputada federal Nilda Gondim e do senador Vital do Rego Filho.

A conquista, de fundamental importância para a área de Saúde da UFPB, foi comemorada nesta sexta-feira (27), às 10h, em solenidade realizada no auditório do Hospital Universitário, no Campus I da instituição, em João Pessoa. Além da reitora Margareth Diniz, também estavam presentes o senador Vital do Rego, a deputada Nilda Gondim, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, além de médicos, enfermeiras e o corpo de funcionários do hospital.

O diretor-médico do HU, Otávio Pinho, disse que os R$ 5 milhões serão aplicados na reabilitação de pacientes, junto com neurologia e fisioterapia. E será construído um Centro de Reabilitação que terá a parceria com o hospital Sarah Kubitschek, de Brasília. Otávio Pinto disse que, embora a planta esteja pronta, haverá ainda licitação.

Para Otávio Pinho “ampliar os serviços do hospital é de suma importância para atender a demanda de pacientes com sequelas neurológicas e que precisam de fisioterapia, chega em boa hora”.

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, comentou que os R$ 5 milhões decorrentes das emendas dos parlamentares paraibanos são de grande importância para João Pessoa, à Paraíba e o Nordeste. “Você criar um Centro de Reabilitação e Neurocirurgia motora e funcional, será de um impacto extraordinário, porque teremos aqui uma espécie de Sarinha, um centro chancelado pelo hospital Sarah Kubitschek”.

Para a deputada federal Nilda Gondim, de quem partiu uma emenda no total de R$ 2,5 milhões para a implantação desses serviços, “isto é mais uma conquista para os paraibanos, sobretudo porque o Hospital Lauro Wanderley é uma referência e que necessitava de novos investimentos”. Ela acrescentou que os recursos já estão liberados e a Universidade apresentou uma demanda de mais R$ 3 milhões em que Vital do Rego se propôs a se empenhar para compra de equipamentos.

O senador Vital do Rego Filho disse que estes serviços é um sonho que ele realiza. Ele disse que divide a alegria com a reitora Margareth Diniz e com todos aqueles que se empenharam para a concretização desse sonho. “Eu sonhava trazer para a Paraíba um braço do hospital Sarah Kubitschek, mas eles não tinham recursos humanos para disponibilizar para o nosso estado”.

De acordo com a reitora Margareth Diniz “os recursos permitirão, em futuro próximo, a realização de procedimentos extremamente necessários e que, no geral, fogem do alcance da população por serem ‘caríssimos’ e pela falta de acesso nos hospitais da rede pública. Como Hospital de média e alta complexidade, o Hospital Universitário poderá ampliar o seu leque de atendimento à população do Estado”.

No gabinete

Antes da solenidade no Auditório do HULW, o Senador Vital do Rego foi recebido pela Reitora Margareth Diniz em seu gabinete, na reitoria.

Acompanhado do irmão Veneziano Vital, ex-prefeito de Campina Grande, e da irmã médica Rachel do Rêgo, o Senador debateu com a Reitora as questões da UFPB, tendo a dirigente universitária explanado ao representante paraibano no Senado Federal as dificuldades vividas, as conquistas já alcançadas e os desafios que vêm pela frente, “que não são poucos”, disse.

O Senador Vital do Rêgo, por sua vez, disse ter uma gratidão muito grande à Paraíba, e entende que fazer pela universidade é também fazer pelo Estado, de tal forma que “a UFPB tem em nós agentes ativos para o sucesso do seu reitorado”, afirmou dirigindo-se à Reitora.

O encontro no gabinete da reitoria contou ainda com as presenças de Pró-Reitores, professores e assessores de ambas as partes.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias/Fernando Caldeira