Hospital Universitário participa de campanha sobre Saúde Digestiva

A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), no dia 29 de maio de cada ano, promove o Dia Mundial da Saúde Digestiva e comemora essa data através da realização de uma campanha global de saúde pública. Este ano o tema será a azia.

A WGO, em parceria com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e a Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição da Paraíba (SGNPB), pretende ampliar a concepção da azia junto à população, através da campanha: “Azia: Uma perspectiva global”.

Esse evento ocorrerá nesta sexta-feira (29) e tem como objetivo secundário estimular a procura de serviços médicos especializados por parte da população com sintomas sugestivos desta doença, para que recebam adequados diagnóstico e tratamento.

Em João Pessoa, a SGNPB, juntamente com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/EBSERH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará uma campanha de orientação ao público, nesta sexta-feira (29), no Shopping Tambiá, no período das 12 às 18 h, agregando à campanha o seguinte tema: “Azia: Você pode ficar livre dela”.

Informações sobre a doença

Segundo a WGO, a azia é um sintoma chave para o diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Estima-se que cerca de 25% da população das Américas é portadora da DRGE, e observa-se que esse percentual vem aumentando progressivamente. A razão para o crescimento da prevalência dessa doença não está claramente definida, porém parece estar relacionada com o aumento da prevalência da obesidade em muitos países, e talvez, a fatores dietéticos.

A DRGE está associada a um significativo impacto na saúde das pessoas, através do comprometimento da qualidade de vida e redução da produtividade pessoal e de trabalho, bem como a um maior risco de desenvolvimento de esôfago de Barrett (condição pré-maligna, que pode progredir para o câncer de esôfago). Felizmente, a DRGE pode, na maioria dos casos, ser tratada de forma segura e eficaz.

Mais informações pelo telefone: (83) 3222-4990.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria