Hospital Universitário realiza sábado prevenção à Hanseníase

A campanha recebe parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Paraíba e acontece das 7h às 12h, no ambulatório do Hospital, Campus I

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB) realiza neste sábado (5), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Seção Paraíba, uma campanha de prevenção à hanseníase. A campanha acontecerá das 7 às 12 horas, no ambulatório do hospital e prever atender 200 usuários. O público-alvo são pessoas com suspeita da doença ou que tenham histórico familiar.

O que é a Hanseníase

A hanseníase, doença endêmica no Brasil, é uma infecção causada pelo Mycobacterium leprae, também chamado bacilo de Hansen. Sua transmissão ocorre pela inalação de bacilos eliminados nas secreções das vias respiratórias de doentes sem tratamento. Entretanto, a maioria das pessoas que entra em contato com o doente não adoece.

Após 2 a 10 anos do contágio, surgem alterações na pele e/ou nos nervos, mas outros órgãos, como olhos, fígado, baço e testículos, entre outros, podem também ser afetados, se a doença não for tratada. Manifesta-se na pele como manchas de aparecimento lento e progressivo em qualquer área do corpo, cuja principal característica é a perda variável da sensibilidade ao calor, ao frio, à dor ou ao tato.

Mais informações com a professora Zélia Goes, coordenadora de atividade ambulatoriais do HULW pelo telefone (83) 3216-7241 (pela manhã).

Agência de Notícias da UFPB - Ascom do HULW