HU elabora programação para o Dia Mundial do Diabetes

ImprimirImprimir

Serão realizados testes de glicemia capilar e instruções sobre a importância do diagnóstico do diabetes; as atividades acontecem no HU, nesta quinta-feira (14)

 

Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Diabético, os serviços de endocrinologia, diabetes e nutrição localizados no ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB, Campus I, desenvolvem uma série de atividades integrantes da programação especial desse dia. Serão realizados testes de glicemia capilar e instruções sobre a importância do diagnóstico do diabetes, doença que se transformou em problema de saúde pública dada a sua alta prevalência no mundo.

 

No Brasil, 8% da população possui diabetes e metade desconhece estar com a doença, já que ela  pode ser assintomática em seu início. Além da campanha de detecção, também vão ser realizadas palestras sobre a importância da atividade fisica, ministrada por uma professora de dançaterapia.

 

Diabetes

O diabetes é uma doença caracterizada pela inabilidade do corpo em produzir ou responder à produção de insulina para manter níveis adequados de glicemia. Existem dois tipos principais de diabetes.

 

O tipo 1, ou diabetes insulinodependente, é uma condição que aparece como consequência da destruição autoimune das células beta do pâncreas. Os diabéticos do tipo 1 devem monitorizar a sua glicemia e aplicar quantidades exógenas de insulina para manterem-se sadios.

 

O diabetes do tipo 2, também conhecido como diabetes não insulinodependente ou diabetes de início no adulto é uma forma de diabetes que geralmente acomete indivíduos acima dos 40 anos de idade. Os diabéticos do tipo 2 podem controlar a glicemia por meio de dieta e exercícios e também com insulina e medicações orais.

 

Saiba mais sobre esta doença no link: https://www.starbem.com.br/Diabetes

 

Mais informações: Ramal: (83) 3216-7554 Email:comunicacaohulw@gmail.com.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HU
Compartilhar: