HU participa de Campanha Nacional de Controle do Colesterol

A campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC – Regional Paraíba) que visa alertar sobre os riscos do colesterol elevado

Objetivando alertar o sobre os riscos do colesterol elevado, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC - Regional Paraíba) realiza uma campanha temática, quarta-feira (8), com o apoio da direção do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB). Visa chamar atenção da população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo e sobre seu tratamento e controle.

O “Dia Nacional de Controle do Colesterol” é celebrado anualmente no dia 8 de agosto, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do controle do colesterol sanguíneo.

Os altos níveis de colesterol do tipo LDL (colesterol ruim) acabam por ocasionar no decorrer dos anos, a formação de placas de gorduras nas paredes das artérias, que associados a outros fatores podem levar a infartos e acidentes vascular cerebral (derrame).

O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue simples com dosagem do colesterol total e as suas frações.

* HDL (colesterol bom): remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Quanto maior a quantidade, melhor. Em baixos níveis indica grande risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas – como infarto;

* LDL (colesterol ruim): é o responsável pela formação de placas de gordura nas artérias, o que prejudica a passagem de sangue – indicando risco de infarto e derrame cerebral.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares causam 17 milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil a estimativa é de 160 mil mortes súbitas por ano, o que significa 820 óbitos por dia, ou uma morte a cada minuto.

Dicas para manter seu nível de colesterol adequado:

1-Manter o peso ideal

2-Exercícios físicos regulares

3- Substituir o leite e seus derivados integrais (requeijão, iogurtes, queijos gordurosos) por leite e derivados desnatados;

4- Dar preferência à margarina vegetal cremosa, por ser mais rica em gordura insaturada, em substituição à manteiga e às margarinas “duras”;

5- Evitar banha de porco, bacon e gordura de coco, para preparar os alimentos;

6- Controlar a ingestão de miúdos de boi e aves (coração, miolo, fígado);

7- Consumir no máximo dois ovos por semana. Atenção às preparações que os contêm, como panquecas, tortas, suflês e bolos;

8- Evitar o consumo de carnes gordurosas, como picanha, cupim, contrafilé, linguiça e também os embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha);

9- Retirar a pele do frango antes do cozimento;

10- Controlar a ingestão de frutos do mar (camarão, ostra, lula, marisco, polvo), devido ao alto teor de colesterol;

11- Ler com atenção os rótulos dos alimentos e evitar os que contêm gorduras saturadas e hidrogenadas. Comer alimentos mais grelhados e cozidos.

Contato pelo telefone (83) 3216-7554.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do HULW