HULW se prepara para informatização da gestão hospitalar

Equipe do Hospital Universitário Lauro Wanderley viaja a Porto Alegre para conhecer Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU 3.0)

Nestas terça e quarta-feira uma equipe do Hospital Universitário Lauro Wanderley – ligado à Universidade Federal da Paraíba - estará realizando uma visita técnica ao Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo da visita é se familiarizar com o sistema de gestão, que deve ser implantado no HULW a partir do segundo semestre. Trata-se do Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU 3.0), tecnologia desenvolvida pelo HCPA e que pretende, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), propiciar a transferência de tecnologia necessária para implantação do sistema informatizado de gestão hospitalar.

O Ministério informa que essa informatização fortalece as melhores práticas de gestão nos Hospitais Universitários Federais (HUF’s). Entre os principais resultados esperados com o projeto está a padronização de práticas administrativas e assistenciais em todos os HUF’s, permitindo a implementação de novas iniciativas do MEC de forma sistêmica.

No Hospital Lauro Wanderley, o aplicativo deve ser implantado a partir do segundo semestre. Para servidores e usuários, a mudança mais sensível em seu dia-a-dia com a implantação do AGHU será a criação do prontuário eletrônico, que irá aposentar gradativamente os prontuários de papel. Após implantado o sistema, cada consultório disporá de um computador, que permitirá o acesso do profissional de saúde ao prontuário do paciente, aumentando o controle e a segurança.

Os recursos para viabilização do projeto serão disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que destinará R$ 68,3 milhões não reembolsáveis para aquisição de equipamentos de informática para melhoria da gestão dos 46 Hospitais Universitários Federais (HUF) do País.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HU