HULW tem novo Centro de Endoscopia e Cirurgia Ambulatorial

A nova Unidade de Endoscopia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 16 de junho. A solenidade contou com a presença da reitora da UFPB Margareth Diniz e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)* Kleber Morais.

Os gestores reuniram-se antes, no gabinete da reitora, onde receberam o prefeito de João Pessoa em exercício Manoel Júnior, para tratar da contratualização para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a ser formalizada no próximo mês.

Participaram da reunião (na foto ao lado, à partir da esquerda), o chefe de gabinete da UFPB Raimundo Barroso Jr, a gerente de Atenção à Saúde do HULW Flávia Cristina F. Pimenta, o superintendente do HULW Arnaldo Medeiros, o prefeito em exercício Manoel Júnior, o presidente da Ebserh Kleber Morais, a reitora Margareth Diniz, a vice-reitora Bernardina Freire, a vice-diretora do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB) Eutília Freire e o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW Ângelo Melo.

A seguir, nas dependências do HULW, foi apresentado o novo Centro de Endoscopia e Cirurgia Ambulatorial. De acordo com Morais, essa é a primeira etapa do projeto para o setor, que antes funcionava em uma sala em outro andar do prédio. Agora, o serviço de endoscopia migrou para o Bloco Cirúrgico e triplicou a área e o número de salas. Além de melhorar a qualidade e agilizar os serviços, o novo centro será o único da rede pública da Paraíba a ofertar procedimentos de ecoendoscopia.

Na próxima etapa, serão integradas a área de triagem, preparo e recuperação pós-anestésica de pacientes da Unidade de Endoscopia, que ainda estão em área externa ao bloco, bem como consultórios médicos e administração, além da recuperação dos vestiários e da sala de utilidades já existentes no local.

No descerramento da placa, Kleber Morais comemorou: “essa é mais uma efetivação de novos serviços, com grande importância para a assistência à saúde da população de João Pessoa e da Paraíba e para a promoção da aprendizagem (referindo-se ao papel de hospital-escola do HULW)”.

Na ocasião, a reitora Margareth Diniz lembrou que foi estudante no hospital e acompanhou a evolução do HULW, hoje detentor dos melhores profissionais da saúde do Estado e da região, muitos com expressão internacional. “Posso testemunhar o esforço e a realização da gestão de Kleber Morais na organização da Ebserh como uma rede, captando o verdadeiro sentido de criação da empresa”, parabenizou Margareth, que é conselheira da Ebserh e foi diretora do hospital por oito anos. Ao finalizar, a reitora disse que o hospital está no caminho certo e que a construção coletiva levará o HULW à sua plenitude.

___

* O HULW é filiado, desde 2013, à rede da Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e de promover atividades de ensino e pesquisa nas unidades filiadas.

ACS | Rita Ferreira, com Lis Lemos e Assessoria da Ebserh.