HU/UFPB participa do Dia Mundial do Diabetes em João Pessoa

Entidades e instituições públicas e privadas realizam atividades nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) em vários locais da cidade. O Diabetes é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos mais graves problemas de saúde pública em todo o mundo e seus índices vem aumentando de forma alarmante

O Dia Mundial do Diabetes será nesta quinta-feira (14). Entidades e instituições públicas e privadas como Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação dos Diabéticos de João Pessoa (ADJP), SESC, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Rotary Club dos Bancários, Lions Club, UNIMED de João Pessoa, Secretaria Municipal de Saúde e Fábrica de Cerâmica “Elizabeth” encabeçam o movimento e realizam nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) atividades em vários locais de João Pessoa.

O Diabetes é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos mais graves problemas de saúde pública em todo o mundo e seus índices vem aumentando de forma alarmante. Como em outras doenças, o maior inimigo é o desconhecimento. Por isso, com apoio da OMS, a Federação Internacional do Diabetes (IDF), instituiu o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estão engajadas ao movimento. O tema central deste ano relacionada à afecção é “Diabetes: Proteja nosso Futuro”, segundo informou o médico João Modesto, Delegado da SDB na Paraíba.

De acordo com a presidente de honra da ADJP, Adriana da Costa, a cor azul simboliza esse movimento e foi escolhida por representar o céu e ser a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união, entre os países. Ela disse que a Associação dos Diabéticos vai distribuir 600 pulseiras azuis dia do diabetes e os prédios do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Assembleia Legislativa e do Hospital da UNIMED serão iluminados com a cor azul.

PROGRAMAÇÃO – No dia 14, às 8h, SESC, TRE, Fábrica de Cerâmica “Elizabeth”, UNIMED – Casa Viver Melhor, e o HU da UFPB realizam Glicemias Capilares, Oficinas, Jogos Recreativos e Peças Teatrais. No dia, 15, das 6h30 às 10h, no Busto de Tamandaré, representantes de entidades, instituições públicas e privadas e vários profissionais da área de saúde e ciências médicas prestam atendimento em geral a diabéticos com realização de glicemias; verificação de pressão arterial; cálculo do índice da massa corporal; jogos recreativos – atividade física; distribuição de material educativo, pulseiras e ornamentos.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do HU/ADJP