Idep/UFPB participa de evento internacional sobre aviação e biocombustíveis

ImprimirImprimir

O presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), Otávio Mendonça, participou, nos dias 30 e 31 de março, do Wings of Change (WoC 2017). O evento internacional aconteceu no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, reunindo lideranças e autoridades do segmento da aviação civil para discutir oportunidades e desafios do setor.

 

Há uma década, a indústria da aviação assumiu o compromisso de melhorar tecnologias, estrutura e operações para minimizar o impacto de suas atividades no aquecimento global. Entre elas, está a busca de alternativas ao uso de combustíveis fósseis (provenientes do petróleo) em aeronaves, principal fonte de emissões de carbono.

 

Neste sentido, a Paraíba tem investido em pesquisas e inovação, a exemplo do trabalho coordenado por Nataly dos Santos, do Laboratório de Tecnologia e Processamento de Biocombustíveis do Idep. A pesquisadora, que também estava presente ao evento (à dir.), explica que os chamados combustíveis verdes podem ser obtidos, regionalmente, a partir do processamento da cana-de-açúcar, da macauba, do babaçu, do licuri, de microalgas e até mesmo do lixo urbano. "O que nosso laboratório faz é investigar sobre a viabilidade dessas alternativas para a aviação e apresentá-las às empresas para que elas decidam se produzirão os biocombustíveis em escala", resume Nataly.

 

Em painéis apresentados no dia 31, o evento abordou a temática. O superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski (à esq.), coordenou o debate sobre Biomassa Sustentável e Otimização de Recursos, destacando, em sua palestra, a importância das pesquisas desenvolvidas pelo Idep nessa área.

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira. Fotografias: arquivo pessoal de Otávio Mendonça.
Compartilhar: