Idep/UFPB participa de reunião para definição de projetos de desenvolvimento no Cariri Paraibano

O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) participa nesta sexta, 8 de junho, da Reunião Técnica para Definição de Projetos de Desenvolvimento Sustentável do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura de Coxixola e Parari, municípios do Cariri Ocidental paraibano.

A reunião, que será realizada em Coxixola, decorre da aproximação entre Idep e as duas prefeituras desde que o Instituto realizou prospecção sobre as potencialidades, fragilidades e possibilidades de superação nesses e em mais quatro pequenos municípios da região - Areia de Baraúnas, Quixaba, Riacho de Santo Antonio e São José do Brejo do Cruz.

Todo o trabalho de articulação do encontro vem sendo desenvolvido no âmbito do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social (Plades), nascido de um acordo de cooperação entre UFPB e governo do estado, e em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE).

Esta será a segunda atividade de uma série de eventos que as instituições parceiras pretendem realizar para buscar melhorias nos índices de desenvolvimento humano dos municípios estudados. O propósito da iniciativa é sensibilizar produtores, planejadores, gestores e representantes de agências de desenvolvimento para o fortalecimento dos APL’s dessas cidades.

Das discussões e propostas da reunião técnica, deve resultar uma agenda comum aos dois municípios, voltada ao setor de ovinocaprinocultura. Participarão os prefeitos Givaldo Farias, de Coxixola e José Josemar Ferreira, de Parari; o presidente do IDEP, Otávio Mendonça; o coordenador-geral do Plades, Paulo Cavalcanti Filho; a coordenadora administrativa do Plades, Marília Medeiros de Araújo; a pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos, Nívea Regina Felisberto Perdigão; o assessor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Aldomário Rodrigues; a gerente executiva de organização rural da Sedap, Ivanilza Macedo; o representante do Banco do Nordeste, Neymar Brito; os presidentes das associações de produtores e criadores de ovinos e caprinos; e as pesquisadoras do Idep, Tatiane Gadelha, Ivete Santiago e Verônica Fonseca.

ACS | Rita Ferreira, com informações do Idep/UFPB.