IEEE/UFPB convida para evento da Campanha Setembro Amarelo

O ramo estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) da UFPB promove nesta quarta, 13, atividade de conscientização sobre a prevenção ao suicídio no meio acadêmico, dentro da Campanha Setembro Amarelo. O evento será realizado no Centro de Tecnologia (CT), no campus I.

Na programação, voltada à comunidade universitária, haverá palestras, relatos e debate em torno da temática da campanha que, neste ano, é: "Não ao suicídio, sim à vida! A vida é para ser vivida e não interrompida".

14h00 - Abertura e Apresentação Ramo IEEE (Apoio social e humanitário do IEEE)

14h10 - Palestra - Professor Valdiney Gouveia

14h20 - Palestra - Dr. Fabinho & Alfredo Minervino

15h00 - Relato - Professor José Maurício

15h30 - Relato - Professor Lenimar Andrade

16h00 - Coffee break

16h20 - Mesa redonda com professores e profissionais da saúde

17h20 - Encerramento

A professora do departamento de engenharia elétrica Camila Seibel Gehrke, uma das apoiadoras do evento, contou que a ideia da atividade surgiu de demandas dos discentes dos cursos de engenharias. “Temos um grande número de desistências, casos de depressão e até tentativas de suicídio por parte desses estudantes, que têm uma carga horária extensa e se sentem muito pressionados”, explicou. De acordo com Camila, a intenção é “buscar um diálogo aberto entre professores e alunos para que não se chegue a casos extremos como o suicídio”.

O estudante do décimo período de engenharia da computação Janislley Oliveira, um dos organizadores, explica que os participantes terão oportunidade de relatar casos e experiências de maneira anônima durante a atividade. A intenção é abrir um canal de comunicação entre profissional e participante. "Conversando com colegas, vimos que esses problemas atingem alunos de todos os cursos”, afirmou.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que tem inspiração nas mobilizações mundiais em torno do Dia de Prevenção do Suicídio - 10 de setembro. No Brasil, a campanha estende-se por todo o mês e ocorre desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Na UFPB, além do evento dos alunos do Ramo IEEE, haverá atividades no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em 20 de setembro, e no Centro de Informática (CI), no dia 22. Serão realizados debates, palestras e mesas redondas com temas relacionados à saúde mental e prevenção ao suicídio.

ACS | Lis Lemos e Rita Ferreira