III Jornada sobre Envelhecimento e Saúde ocorre na quarta (4)

Para marcar o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (Nieti) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB) promove a III Jornada sobre Envelhecimento e Saúde. O evento é gratuito e será realizado na próxima quarta, 4 de outubro, no campus I.

A programação envolve palestras, apresentações e atividades, contando, nesta edição, com a parceria do Departamento de Educação Física (DEF) e a presença de alunos dos diversos cursos da área de saúde da UFPB.

De acordo com a coordenadora de extensão do DEF, Roseane Real, o objetivo é mostrar a importância das atividades físicas para um envelhecimento com saúde. “Queremos despertar, nas pessoas da terceira idade, a consciência de que a atividade física é uma forma de prevenção a várias doenças”, explicou.

Nessa III Jornada serão ofertados, também, serviços de aferição de pressão e corte de cabelo para os participantes. As inscrições podem ser feitas no Nieti/PRAC (térreo do prédio da Reitoria), na Assessoria de Extensão do DEF ou no local.

MANHÃ

Local: Ginásio de Práticas Integrativas do DEF/UFPB

Abertura - Nieti e DEF

8h15

Atração cultural com Quinteto Musical

8h30

Palestra “Os sentidos da prática da atividade física para um envelhecimento saudável” (Miriam Nóbrega)

Atividade Motivacional (Rodolfo Luiz)

Palestra “Saúde Preventiva” (Leila Lucas Meira)

9h40

Apresentação do Grupo de Dança Creuza Pires

10h20

Ação Saúde, Beleza e Cidadania

Local: Auditório de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde

13h30

Representantes da PRAC, Instituto do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Nieti

Mesa redonda “Qualidade de Vida e Saúde da Pessoa Idosa”

- Saúde Mental: Vamos conversar? (psicóloga Lawrencita Maroja Limeira)

- Corpo em Movimento (educadora física Maria do Socorro Cirilo de Sousa)

15h30

Grupo Fênix

ACS | Lis Lemos. Fotografia: FreeImages.