III Simpósio de Direito Ambiental do Nordeste acontece na UFPB

O evento foi aberto na noite desta quarta-feira (09), no auditório da Reitoria, Campus I, e foi presidido pela reitora em exercício Bernardina Freire.

Com o tema "Crise, Complexidade Ambiental e o Papel do Direito na Gestão Hídrica do Nordeste", o III Simpósio de Direito Ambiental é realizado pela Universidade Federal da Paraíba e pelo Instituto Um Direito por um Planeta Verde.

Um dos objetivos é promover a construção de conhecimentos interdisciplinares que possam agregar fundamentos teóricos e práticos aos estudos e pesquisas que são desenvolvidos no Nordeste por estudantes de graduação e pós-graduação sobre a temática ambiental.

Para Bernardina Freire, “a UFPB é o ambiente ideal para o encaminhamento dos debates que envolvem temas como esse, que têm o olhar para o futuro e para o bem-estar da sociedade. Hoje temos um trabalho muito bem conduzido na preservação do nosso meio ambiente em todos os Campi e essa ação nos capacita para abraçar não só o Simpósio, mas todo movimento que seja de cuidado com o ser humano e com o planeta”.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Álvaro Sanchez, da Universidade de Sevilha.

Estiveram presentes o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), prof. Fredys Orlando Sorto; o presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba, João Fernandes; o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Paraíba, João Vicente; James de Sousa, representando a Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa; representantes da OAB e da Delegacia de Meio Ambiente, entre outras autoridades.

O III Simpósio do Meio Ambiente se encerra nesta sexta-feira (11), com a seguinte programação:

9h às 10h30 - Painel V: Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável

11h30 às 13h - Painel VI: Água e Direito Urbanístico na Perspectiva das Grandes Cidades do Nordeste

13h às 14h40 - Intervalo - Almoço

14h30 às 16h - Painel VII: Direito, Alimentação e Água: Diálogo Multinível

16h às 16h30 - Intervalo - Coffee Break

16h30 às19h30 - Apresentação de teses (ocorrerá nas dependências do CCJ/UFPB)

19h30 às 20h - Encerramento com III Encontro dos Pesquisadores de Direito Ambiental da Região Nordeste

Bob Vagner - Agência de Notícias da UFPB