Imprensa destaca projeto desenvolvido no Campus I na UFPB

O trabalho foi apresentado na final da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (FEBRACE) ocorrida na Universidade de São Paulo de 18 a 20 deste mês

Foto: Letícia Moreira/FolhapressProjeto desenvolvido pela estudante paraibana Nathália de Vasconcelos Silva e apresentado na 2ª Feira de Ciência em Engenharia Elétrica na UFPB, promovida pelo Departamento de Energia Elétrica, foi selecionado para participar da final da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (FEBRACE).  O evento ocorreu de 18 a 20 deste mês na Universidade de São Paulo (USP).

O projeto “Oeduda: Otimizador Eletrônico de Utilização da Água” utiliza um aplicativo de celular. Um dispositivo instalado junto com o chuveiro promete contar, em tempo real via smartphones e tablets, qual é o consumo e o tempo gasto debaixo da ducha. “Com esse registro dá para fazer um banco de dados e traçar o perfil de cada usuário do chuveiro. Dá para saber quem gasta mais, quem gasta menos e assim economizar de verdade”, explica Nathália.

A invenção chamou a atenção do Jornal Folha de São Paulo que publicou matéria destacando a utilidade do projeto desenvolvido pela paraibana Nathália Vasconcelos, com orientação de Jansepetrus Brasileiro Pereira.

A ida dos alunos foi fomentada pelo INCT NAMITEC (Micro e NanoTecnologia), a qual a UFPB é instituição participante e realiza pesquisa de ponta na área de micro e nanotecnologia.

Contatos pelo telefone: (83) 3045-0215.

Foto: Letícia Moreira/Folhapress

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria