Inscrição para apoiadores de estudantes com deficiência termina nesta terça (24)

A inscrição para estudantes apoiadores de alunos com deficiência, matriculados em cursos dos campi I (João Pessoa) e IV (Litoral Norte) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), termina nesta terça, 24 de julho, conforme o Edital nº 5/2018 do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da instituição.

Os candidatos do campus I devem se inscrever no CIA, localizado no 1º andar do Prédio da Reitoria, até às 12h. Já os do campus IV devem, no mesmo prazo, entregar ficha de inscrição para membro do CIA na sua unidade de ensino e enviar documentação digitalizada através do e-mail cia@reitoria.ufpb.br.

Terão as inscrições deferidas aqueles que entregarem a documentação completa e tiverem Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 6,0, exceto alunos de cursos da área de exatas, dos quais será admitido CRA igual ou superior a 5,0. Estudantes novatos podem apresentar CRA igual a 0,0, por ainda não terem notas registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Aqueles que foram apoiadores em outros semestres e mal avaliados pelos alunos apoiados e/ou que não entregaram o relatório final exigido pelo CIA não poderão participar deste processo seletivo.

O candidato a apoiador deve estar matriculado em curso de graduação, na modalidade presencial, ser obrigatoriamente do mesmo campus do estudante a ser assistido e preferencialmente do mesmo curso ou área de conhecimento. Além disso, deverá ter disponibilidade de 20h semanais.

Cada aluno pode se candidatar apenas a uma vaga de apoiador e para um estudante. Tabelas com o nome dos alunos, tipo de deficiência, curso, campus, número de apoiadores necessários, entre outras especificações, e com os horários das disciplinas que serão cursadas estão disponíveis no edital.

As atividades terão início no dia 6 de agosto e terminarão conforme o calendário acadêmico do semestre letivo de 2018.1. Pelo serviço, serão pagas três bolsas no valor de R$500 e uma de R$250, referentes ao período de apoio, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

O Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência da UFPB tem o intuito de selecionar apoiadores que assumirão atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando as peculiaridades e necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequela física, motora, auditiva, visual, de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras demandas pedagógicas.

Seleção

Todos os candidatos que tiverem a inscrição deferida deverão comparecer a uma palestra de capacitação sobre as funções de apoiador, na quarta, 25 de julho, das 7 às 12h. Nesse mesmo dia, das 14 às 16h, será realizada uma prova, que versará sobre conteúdo bibliográfico indicado no edital. Entrevista coletiva com membros do CIA e com os estudantes deficientes ocorrerá em 30 e 31 de julho.

Os locais da palestra, da prova e entrevistas dos candidatos do campus I serão divulgados no site www.ufpb.br/cia. Os alunos do campus IV deverão entrar em contato com os responsáveis pelo CIA na unidade de ensino em que estudam para se informarem.

O comparecimento a todas essas etapas é obrigatório. A seleção dos apoiadores será realizada por meio de média ponderada, com peso 2,0 para a entrevista e para a prova, e peso 1,0 para análise socioeconômica.

A publicação dos resultados preliminares está prevista para 31 de julho. Recursos poderão ser apresentados de 1° a 6 de agosto, na sede do CIA, no campus-sede, e os resultados finais serão divulgados no dia 8. Mais informações através do telefone (83) 3216-7973.

ACS | Pedro Paz