Inscrições abertas para mestrado em Agroecologia até 16 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agroecologia (PPGCAG), do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III da UFPB, em Bananeiras (PB), está com seleção aberta para o curso de mestrado até 16 de novembro.

Conforme edital, poderão se candidatar os egressos de curso superior de Licenciatura em Ciências Agrárias, Agroecologia, Agroindústria, Agronomia, Biologia, Zootecnia, Engenharia Florestal ou Medicina Veterinária. Candidatos em fase de conclusão da graduação também poderão participar, desde que apresentem certidão de conclusão do curso até o período de matrícula, previsto para 5, 6 e 7 de março de 2018.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), até às 17h do dia 16 de novembro, através do SIGAA, e serão efetivadas mediante recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,93.

A isenção do pagamento pode ser obtida pelos candidatos que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou por meio da validação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Quem comprovar renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou apresentar diagnóstico de carência econômico-social, emitido pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE/UFPB), também terá direito à isenção.

Vagas

O PPGCAG oferece 12 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa: Ciências Agrárias, Indicadores e Sistemas de Produção Sustentáveis; e Desenvolvimento Rural, Processos Sociais e Produtos Agroecológicos.

Do total, 20% das vagas serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, segundo a Resolução CONSEPE/UFPB Nº 58/2016, o que corresponde a duas vagas de mestrado, em linhas de pesquisa diferentes.

Etapas

A seleção constará de etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo eliminados os candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a cinco na eliminatória.

As etapas de avaliação são as seguintes: Prova Escrita (eliminatória e classificatória) e Avaliação de Desempenho Acadêmico, na qual serão exigidos Histórico Escolar e Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) ou Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA).

A divulgação do resultado final será realizada no dia 5 de dezembro, com os nomes dos candidatos aprovados e classificados em ordem decrescente das médias finais, em duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados na ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às ações afirmativas.

Informações adicionais estão disponibilizadas no site do PPGCAG: http://www.ufpb.br/pos/ppgcag.

ACS | Pedro Paz