Inscrições abertas para o I Encontro sobre Saúde Mental das Mulheres

Estão abertas as inscrições para o I Encontro sobre Saúde Mental das Mulheres: direitos e diversidades, a ser realizado de 30 de abril a 1° de maio, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada na Praça João Pessoa, no Centro da capital paraibana.

As 200 inscrições disponíveis, exclusivas para pessoas que se reconhecem mulher, devem ocorrer através do preenchimento deste formulário on-line e custam R$ 10. O depósito deverá ser feito em conta corrente indicada no formulário e ser comunicado, logo em seguida, à organização do evento, através de e-mail. Há a possibilidade de isenção, que deverá ser solicitada, com justificativa, pelo mesmo correio eletrônico.

Organizado pelo Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Saúde Mental e pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania, ambos da UFPB, o Encontro é fruto de inquietações a respeito da garantia e das violações dos direitos das mulheres no atual contexto político brasileiro, sobretudo nas instituições e nos serviços de atenção à saúde, especialmente no que se refere à saúde mental.

“As mulheres estão adoecendo, principalmente, por conciliar jornada tripla de trabalho, ao acumular trabalho formal, doméstico e político. Casos de depressão e de autoestima baixa são bastante comuns”, garante Waglânia Freitas, professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da UFPB e uma das organizadoras do evento.

Para a docente, a volta dos manicômios; a desfragmentação dos atendimentos psicossociais e a insuficiente oferta de práticas integrativas pelo poder público; a quase inexistente formação profissional a partir de uma perspectiva do ensino do sensível e o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) são os principais desrespeitos aos direitos das mulheres, na esfera da saúde mental, na contemporaneidade brasileira.

O evento, auto-organizado e sem financiamento, tem como objetivos construir redes entre as mulheres participantes, a partir das suas demandas, promover ações de cuidado, no âmbito do Encontro, provocar reflexões na perspectiva de transformação das suas realidades e elaborar estratégias para a promoção e garantia dos direitos e do acesso à justiça.

A programação ainda não foi fechada. Até então, confirmaram presença a professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Valeska Maria Zanello e a docente da Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENFE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Alynne Saraiva Mendonça.

Também fazem parte da comissão organizadora o Grupo de Extensão em Saúde, Direito e Diversidade, o Projeto Partejar e o Projeto Tecendo Redes da UFPB; o Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento na Paraíba; a Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica na Paraíba (ABENFO-PB) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde e Enfermagem da UFCG.

ACS | Pedro Paz