Internacionalização: professores apresentam projetos da UFPB na Europa

O processo de internacionalização que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está vivendo tem múltiplas etapas que vão mobilizar toda a comunidade acadêmica. A avaliação é da Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz. Ela explicou que a instituição já vinha realizando, desde o mês de maio, o edital de contratação de 100 professores visitantes e/ou visitantes estrangeiros.  Acrescente-se a esse fato, a conquista de aprovação recente no Programa Institucional de Internacionalização realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Print) que envolve 39 programas de pós-graduação da UFPB.

Paralelamente a essas conquistas, a UFPB tem mantido contatos com universidades e instituições de pesquisa espalhadas em vários Continentes. A própria reitora esteve na Espanha, na Hungria, Portugal e Japão para construir estas relações internacionais. Agora o professor Reinaldo Lucena, coordenador do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e a professora Kallyne Bonifácio (também do Prodema) estão em viagem a países da Europa, nos quais representam a reitora Margareth Diniz na apresentação de convênios e parcerias.

Em Portugal, os dois docentes realizaram reuniões na Universidade do Porto, no Centro Interdisciplinar de Investigação Marina e Ambiental (CIIMAR), no Instituto Politécnico de Bragança e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Na Espanha fizeram reuniões com diretores e vice-reitoria da Universidade de Valladolid. O professor Reinaldo Lucena relatou que os principais interesses desta Universidade estão voltados para as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Humanas e educação. “Mas estão abertos a parcerias nas áreas de Ciências da Saúde e afins”, acrescentou.

A missão internacional do professor Reinaldo Lucena faz parte de um empenho institucional da UFPB no sentido de consolidar o seu processo de internacionalização. “Temos equipes de professores e pesquisadores de diversas áreas que abraçaram o projeto de internacionalização. E essa viagem da equipe do Prodema se insere neste ambiente de interação”, acrescentou a reitora Margareth Diniz. Ela explicou que esse tipo de trabalho serve para dar forma e força ao projeto para tornar a UFPB “mais internacional e global”.

Marcus Alves - Ascom/UFPB