João Pessoa sediará evento internacional de Bioética e Direito Animal

ImprimirImprimir

João Pessoa foi escolhida para sediar a sexta edição do Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal. Com o tema “O Despertar da Consciência”, a programação do evento será desenvolvida em mesas redondas, minicursos e grupos de trabalho, de 26 a 28 de setembro, no Teatro Paulo Pontes e na Sala Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego.

 

O objetivo do congresso é avançar nas discussões sobre bioética e direitos de animais não humanos, por meio da cooperação entre instituições consolidadas. A realização é do Instituto Abolicionista Animal (IAA) e da Associación Latinoamericana de Derecho Animal (ALDA), com apoio da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal e o Núcleo de Extensão em Justiça Animal (Neja) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outros organizadores.

 

Os palestrantes confirmados são pesquisadores e especialistas das áreas da biologia, do direito, da medicina veterinária, da filosofia, da nutrição e do jornalismo de diversas organizações e nacionalidades. Participarão os professores da UFPB, Francisco José Garcia Figueiredo (coordenador do Neja e presidente das Comissões de Direito e Bem-Estar Animal da UFPB e de Direito Animal da OAB-PB), Jailson José Gomes da Rocha (coordenador do Observatório de Bioética e Direito Animal da UFPB e membro de grupos de pesquisa e de extensão envolvendo direito animal na UFPB e na UFBA) e Marconi José Pimentel Pequeno (graduado em Farmácia, mestre e doutor em Filosofia, ministra disciplinas de Ética na universidade).

 

O evento é aberto à participação de universitários, educadores, profissionais da saúde, defensores públicos, ambientalistas, líderes comunitários, servidores e gestores públicos e demais interessados. As inscrições podem ser realizadas na página web do congresso, onde encontram-se mais informações sobre taxas e programação.

 

 

Minicursos e GTs

 

Os grupos de trabalho (GTs) ocorrerão em 27 de setembro, das 8 às 12 horas, em salas específicas para cada tema. Nos GTs, serão apresentados os artigos que foram submetidos e aprovados pela organização do Congresso. Além dos artigos, também serão selecionados pôsteres, que ficarão expostos durante todo o evento.

 

Artigos e pôsteres atenderão às seguintes temáticas: Uso de Animais e Desequilíbrio Ecológico; Animais, Cosmovisões e Espiritualidade; Ética e Bioética Animal; Animais, Sociedade e Relações de Poder; Carne Limpa; A Senciência Animal e o Estado Brasileiro; Sexismo, Classismo, Racismo e Especismo - Interseccionalidades; Constituição, Direitos Humanos e Direito Animal; Educação Animalista; e Relações Interespécie - Emoções, Moralidade e Representações Sociais. As ementas dos GTs podem ser consultadas aqui.

 

 

Os inscritos têm direito a participar de um dos minicursos, que serão ofertados no dia 28, das 8 às 12 horas. Os temas são: Animais de estimação, família e direito; Colonialidade do Poder e Direito Animal na América Latina; Diagnóstico de maus-tratos contra animais; Elementos para uma Teoria Geral do Direito Animal brasileiro; Os animais não são coisas - princípios de educação animalista; Vulnerabilidade como fundamento para os Direitos Animais; CED - Desafios da Captura, Esterilização e Devolução e outras perspectivas; e Os animais podem ser sujeitos de Direito?.

 

 

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira
Compartilhar: