Julgamento da chamada INCT contempla projeto da UFPB

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado do edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Na relação dos aprovados está o Projeto intitulado INCT-RENNOFITO (Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos), coordenado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marcelo Sobral da Silva.

O INCT-RENNOFITO se propõe a integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na área de fitofármacos. O projeto envolve o uso sustentável da biodiversidade para produção de insumos farmacêuticos ativos de origem vegetal e os respectivos fitomedicamentos, fitocosméticos e fitonutracêuticos.

Trata-se de um projeto ousado, encabeçado pelo Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos do Centro de Biotecnologia (CBiotec) da UFPB,  onde se desenvolverão as Pesquisas do Núcleo Sede e funciona o Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB), nível 6 na CAPES.

Participam desse projeto 14 instituições da região Nordeste e 9 instituições da região Norte. Ao todo são 138 Pesquisadores Doutores brasileiros das respectivas instituições e 24 pesquisadores de 11 países. Para gerir toda essa estrutura o orçamento proposto do projeto foi de 10 milhões de reais.

Nos próximos dois meses, até 11 de julho deste ano, será desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do CNPq, negociação com as instituições parceiras (CAPES, FINEP e FAPs) para cofinanciamento das propostas recomendadas.

Para maiores detalhes sobre a matéria divulgada na página do CNPq, acesse o link abaixo:

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria