Laboratório criado na UFPB divulga atividades científicas e tecnológicas

A UFPB conta com um recurso de divulgação para o acesso livre à informação científica e tecnológica. Trata-se do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi), desenvolvido no âmbito do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (DCI/CCSA), mediante parcerias com organizações internas e externas  à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O objetivo do LTi é oferecer espaços de mediação para desenvolvimento de competências em tecnologias intelectuais para acesso, produção e compartilhamento de estoques de informação na internet e usuários que deles necessitam na sociedade.

O Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi ) é um projeto de pesquisa - ensino - extensão, com vistas ao desenvolvimento de ações que facilitem o acesso livre à informação científica e tecnológica, de modo a promover reflexões e propiciar competências em tecnologias intelectuais de produção, comunicação e uso dessa informação. Tem como propósito contribuir para a qualidade do ensino em nível médio e também em cursos universitários a partir da experiência de integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de modo a atender demandas de informação da sociedade, compartilhando seus resultados com a comunidade acadêmica.

Atualmente, o LTi conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC- Graduação/Ensino Médio) e o Programa de Bolsas de Extensão (MEC/Probex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo a Coordenadora do LTi, Isa Maria Freire, na UFPB são parceiras do Projeto: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes; Laboratório de Desenvolvimento Multimídia Interdisciplinar; Superintendência de Tecnologia da Informação; UFPB Virtual e Editora UFPB.

De acordo com a professora Isa Freire, outras instituições também são parceiras do Projeto como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual Paulista (UNESP-Campus de Marília), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Detalhes e informações na página do Laboratório de Atividades Intelectuais (LTi) no endereço eletrônico http://lti.pro.br/?Seja_Bem_Vindo_ao_LTi; no e-mail contato@iti,pro.br; no Departamento de Ciência da Informação, no Campus I em João Pessoa; ou pelo telefone (83) 3216-7264.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo