Laboratório da UFPB recebe visita de representantes do Japão

ImprimirImprimir

A comitiva esteve no Lavid para a demonstração dos projetos desenvolvidos nas áreas de TV Digital, telemédica, cinema digital e acessibilidade

 

O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu sexta-feira (12) a visita de representantes do Japão para a demonstração dos projetos desenvolvidos nas áreas de TV Digital, telemédica, cinema digital e acessibilidade. A visita foi promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que funciona como um escritório anexo da embaixada do Japão.

 

O motivo da visita foi coletar informações sobre a TV Digital no Brasil. Esta ação é um esforço conjunto dos governos japonês e brasileiro. A intenção é estabelecer cooperações futuras entre estes países com foco em TV Digital. Durante a visita, os representantes elogiaram a iniciativa dos pesquisadores do Núcleo em atender pessoas com necessidades auditivas, por meio do dicionário de LIBRAS para TV Digital.

 

Atualmente, o projeto LIBRAS com a inserção de dicionário para TV Digital já está concluído. Agora os pesquisadores trabalham numa interface capaz de incorporar legendas de LIBRAS em vídeos na internet. Este é o objetivo do projeto de GTAaaS – Acessibilidade como um Serviço (Acessibility as a Service), coordenado pelo professor Tiago Maritan. O projeto recebe financiamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Lavid
Compartilhar: