Laboratório de Energia Solar da UFPB completa 40 anos

Data será comemorada com seminário “40 anos do LES e a pesquisa em energia solar no Brasil e no mundo”, no período de 10 a 13 de dezembro, em João Pessoa

O Laboratório de Energia Solar (LES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está completando 40 anos de existência. Para comemorar, o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) promove, de 10 a 13 de dezembro, o seminário “40 anos do LES e a pesquisa em energia solar no Brasil e no mundo”. O evento vai ocorrer no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no Campus I, em João Pessoa.

De acordo com o diretor do CEAR, professor Zaqueu Ernesto, a realização do seminário tem como objetivo reeditar a importância do LES no Brasil e no exterior. “O Laboratório de Energia Solar foi o primeiro criado em nosso país, sendo pioneiro em estudos do comportamento de energia alternativa, nos estudos de secagens de grãos, bombeamento de água, refrigeração solar, entre outros. Neste seminário vamos ter discussões sobre biocombustíveis, biomassa, células combustíveis, no intuito de tornar a UFPB um importante centro de energia renovável”, justificou.

Entre as comemorações, a inauguração do Centro, que deve ocorrer em julho do próximo ano. “Atualmente funcionamos de forma precária, esperando a conclusão de nossa edificação. O novo CEAR possibilitará o aumento de pesquisas, tecnologia e aprendizado. Todos os materiais para os laboratórios dos cursos já foram comprados e estão encaixotados em nossos departamentos”, disse o professor Zaqueu Ernesto. Ainda de acordo com o diretor do CEAR, no teto serão colocados painéis solares que servirão como um laboratório para capturar a energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Desafios

Durante certo tempo, o LES teve que passar por uma renovação, já que muitos professores tiveram que sair, uns para fazer doutorado, outros porque se aposentaram. “Praticamente o laboratório teve que deixar de funcionar por um curto período. Tínhamos também o não investimento nas pesquisas em energias renováveis, que agravou ainda mais. Porém, isso já passou”, afirmou Zaqueu Ernesto. Ele ressaltou os investimentos da Reitoria, como também do Fundo de Infraestrutura (CT-Infra) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação que, nos últimos dois anos, recebeu R$ 2,6 milhões para os programas de graduação, no desenvolvimento de tecnologia, no uso de energia alternativa etc.

O CEAR conta, atualmente, com os departamentos de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica, sendo, no total, 550 membros, entre professores e estudantes. Só em 2012, foram contratados 20 docentes, abrangendo assim as áreas de conhecimento que tratam das fontes renováveis de energia, vetores energéticos e tecnologias limpas.

Ítalo Rômany

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)