Laboratório de Hialotecnia da UFPB passa por reabilitação

O Laboratório de Hialotecnia, do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criado no ano de 1982, está passando por um processo de reabilitação plena. Esse processo está acontecendo através de uma parceria entre vários centros acadêmicos da UFPB.

A informação é do professor Cosme Rafael Martinez, coordenador do laboratório, que a propósito comentou que “há interesse de reabilitação desse laboratório por parte do Departamento de Química e por parte do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, assim como o Institudo de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (Iperfarm-UFPB), que é nosso parceiro na Fundação desse laboratório, e do Centro de Biotecnologia”.

O Laboratório de Hialotecnia presta serviço nas áreas de conserto de peças de vidros boro-silicatos utilizados em laboratórios de Graduação, mais notadamente de pesquisa científica. Além disso, ele vem confeccionando aparelhos científicos de vidro específicos para serem utilizados no desenvolvimento de processos inovadores e de novas aulas práticas de graduação.

Segundo o professor Cosme Rafael, o laboratório também atende ao público fora da Universidade Federal da Paraíba, no tocante a consertos de aparelhos de boro-silicatos. “Este serviço para fora da UFPB, para ação externa da universidade, tem que ter um mecanismo administrativo. Mas, por enquanto, a solicitação de pequenas peças, de protótipos, é feita através do encaminhamento de ofício pela instituição interessada”, acrescentou Martinez.

Também no laboratório, do ponto de vista de ação externa, ele tem prestado cursos de carga horária variada (trezentas, e seiscentas horas) para a formação de técnico em Hialotécnica, que atende diversas áreas. “Atualmente estes cursos estão suspensos, porque o laboratório está num processo de recuperação, mas a nossa meta é que, futuramente, tenhamos esses cursos reabilitados”.

O laboratório conta com dois técnicos – João Possidônio Madruga Neto e Josivaldo Crispim Duarte – que foram treinados por dois mestres alemães, que vieram na época do início do laboratório. Eles passaram doze anos consolidando metodologias, fazendo treinamento dos nossos técnicos, também dando cursos para outras universidades e outras instituições do Brasil.

Esse laboratório tem uma história de destaque no Brasil. E em qualquer parte que tenha atividade de Hialotécnica, ele é tido como referência. O Laboratório fica no Bloco C – Subsolo (frente à Reserva Mata Atlântica), Departamento de Química, no Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3216-7433, no horário das 8h às 11h30; ou pelo e-mail: hialotecnia@quimica.ufpb.br.

Fotos: Allison Isidro

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias