Laboratório de Jornalismo Impresso realiza palestra com poeta Políbio Alves

O Laboratório de Jornalismo Impresso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove nesta sexta-feira (27), às 9h30, no auditório do SINTESPB, ao lado da Caixa Econômica Federal no Campus I, palestra com o escritor paraibano Políbio Alves, autor da obra “Varadouro”.

Destinada aos futuros jornalistas formados pela UFPB, a palestra vai abordar os trabalhos de Políbio. O evento conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB) e Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB).

Sobre Políbio Alves

O escritor Políbio Alves nasceu em João Pessoa. Em 1964, transferiu-se para o Rio de Janeiro e lá recebeu o título de cidadão carioca por seu trabalho com educação popular. Nessa época, também colaborou com jornais da cidade, recebendo alguns prêmios por suas publicações. Em 1968, dentro da universidade, foi testemunha do assassinato de seu colega Edson Luís, no restaurante do Campus, com um tiro no peito. Nos anos 80, voltou a residir na capital paraibana e lançou uma pequena edição de “Varadouro”, custeada pelo próprio autor, tendo grande sucesso junto a crítica e o público.  Nessa época, Políbio Alves integrou o livro “A presença do conto paraibano” (1981), publicado pela Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba.

Da obra polibiana destacam-se “O que resta dos mortos” (2003, publicado pela editora da UFPB); “Os ratos amestrados fazem acrobacias ao amanhecer” (2014, pela A União Editora); “Objetos indomáveis” (2013, Mídia Gráfica Editora); “Exercício Lúdico- Invenções e Armadilhas” (Editora Ideia, 1991). O seu livro mais recente é “A leste dos homens” (Editora Inverta, do Rio de Janeiro), no qual o romance trata da ditadura militar na Paraíba.

O trabalho do escritor foi estudado em profundidade em “Políbio Alves, um homem, um arquivo, uma trajetória” (2015), de autoria de Ana Cláudia Cruz Córdula e da Vice-Reitora Bernardina Maria Freire.

O escritor foi traduzido e publicado internacionalmente. Por sua relação com Cuba, ele teve seu trabalho lançado na Casa das Américas, com “Lo que queda de los muertos” (1998, pela Editorial Arte y Literatura, de Cuba). Além disso, Políbio foi traduzido para o inglês com o livro “Emotional Training Creations & Traps” (2004). A sua atuação internacional vem sendo reconhecida através de prêmios em vários países. As relações entre o Varadouro polibiano e a principal cidade cubana podem ser sentidos no livro “La Habana vieja: olhos de ver” (2015).

Outras informações no Departamento de Jornalismo (DEJOR) no Campus I ou pelo telefone (83) 3216-7142.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo