Laboratório de Tecnologias Intelectuais vai divulgar programas da TV UFPB

A TV UFPB estabeleceu uma colaboração com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) para a divulgação dos programas de “Portas Abertas” e “Ciência Aberta”  produzidos pelo setor de Artes Cênicas da TV. O Laboratório vai reproduzir em sua página o conteúdo desses dois programas em seu endereço eletrônico www.lti.pro.br para toda a comunidade acadêmica.

Nessa colaboração, a TV UFPB vai contribuir com o LTi com vistas ao desenvolvimento de ações que facilitem o acesso à livre informação científica e tecnológica  de modo a promover o uso dos programas na internet e usuários que deles necessitem na sociedade. Os programas da TV UFPB estarão disponibilizados para acesso a partir de setembro.

De acordo com Vagner Cesarino de Sousa, Superintendente de Comunicação Social (SCS), os programas têm formato de teledramaturgia e do jornalismo, com duração de 7 a 18 minutos, e visa a divulgação de pesquisas e extensão universitárias desenvolvidas na UFPB.

“A parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) possibilitará, por exemplo, que TV UFPB amplie ainda mais seu caráter de TV pública voltada para a produção de conteúdo e repercussão do resultado dessas pesquisas na comunidade”, afirmou Vagner.

Para Isa Maria Freire, Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Intelectuais, a colaboração entre a TV UFPB e o LTi é importante para compartilhar com pessoas interessadas os produtos e serviços oferecidos pela TVUFPB.

Segundo Valeska Picado, Diretora de Artes Cênicas da TV UFPB, é extremamente importante a divulgação dos programas “De Portas Abertas” e “Ciência Aberta” da TV UFPB no portal do LTi, enquanto um espaço de acesso a comunidade em geral.

Os programas

A produção do “Ciência Aberta” utiliza elementos da teledramaturgia e do jornalismo para relacionar a ciência e o saber popular a fim de promover o contato com as pesquisas científicas realizadas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Outra produção selecionada para veiculação na página do LTi é o programa “De Portas Abertas” que utiliza elementos da teledramaturgia e do jornalismo para divulgar os serviços oferecidos através da extensão universitária.

Sobre o LTi

O Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) é um projeto de pesquisa – ensino – extensão, com vistas ao desenvolvimento de ações que facilitem o acesso livre à informação científica e tecnológica, de modo a promover reflexões e propiciar competências em tecnologias intelectuais de produção, comunicação e uso dessa informação. Tem como propósito contribuir para a qualidade do ensino em nível médio e também em cursos universitários a partir da experiência de integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de modo a atender demandas de informação da sociedade, compartilhando seus resultados com a comunidade acadêmica.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo