Lançado edital para implementação de programas de saúde no Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão participar da “Pesquisa de Implementação no Brasil”, enviando carta de interesse até o dia 15 deste mês. O edital deste projeto foi lançado pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com a Aliança para Políticas de Saúde e Pesquisa de Sistemas (AHPSR), o programa Especial de Investigação, Desenvolvimento e Formação em Reprodução Humana (HRP), e o Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estas organizações recebem propostas (Cartas de Interesse) de pesquisas focadas na implementação de programas de saúde no Brasil. O projeto vai distribuir financiamentos de 10.000 dólares para pesquisas com duração de até 12 meses que contemplem perguntas e objetivos relacionados à pesquisa de implementação.

O que é pesquisa de implementação?

Pesquisa de Implementação (IR, sigla em inglês) visa colocar em prática intervenções acessíveis que são capazes de salvar vidas, pois apesar das evidências abundantes sobre a eficácia de determinadas intervenções, existe pouca compreensão de como colocá-las em prática de forma eficaz e também em diferentes contextos, dentro da ampla gama de sistemas de saúde existentes.

A pesquisa pretende entender o como e o porquê a implementação está dando certo ou errado, e testar abordagens para melhorá-lo.

O foco deve ser a implementação, encontrar soluções viáveis ​​para problemas reais enfrentados pelos sistemas de saúde prestando especial atenção ao contexto, uma vez que as questões de implementação, muitas vezes surgem como resultado de fatores contextuais que gestores e implementadores do sistema de saúde podem não ter considerado.

Esse tipo de pesquisa inclui diferentes tipos de estudos e pode utilizar uma ampla variedade de abordagens, incluindo métodos qualitativos, quantitativos e mistos.

A pesquisa de implementação envolve uma grande variedade de partes interessadas (stakeholders) ​​em cada fase do processo de investigação, incluindo os gestores de programas, profissionais de saúde da linha de frente e gestores, que muitas vezes são aqueles que possuem as questões mais importantes e pertinentes.

Os pesquisadores que desejam participar devem enviar uma carta de interesse para o email: implementation.brazil@gmail.com.

Para mais informações acesse o site: http://implementationbrazil.fmrp.usp.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria