Lançado XXVII Prêmio Jovem Cientista na UFPB

O XXVII Prêmio Jovem Cientista (PJC) foi lançado hoje (06) no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O lançamento contou com a presença da reitora Margareth Diniz, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros, a Coordenadora Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, Bernadete de Lourdes e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professoras Isabel Tavares e Betina Lima.

Após composição da mesa, a professora Margareth ressaltou a tríade ensino, pesquisa e extensão, pilares da universidade e como o PJC é de grande importância para os alunos que desejam a iniciação científica. Por seu turno, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros, ressaltou que a UFPB obteve seis premiações no Jovem Cientista e que esse ano conta com 135 alunos participantes do projeto de iniciação científica, o dobro em relação ao ano passado.

Ao fim as representantes do CNPq falaram sobre o prêmio correlacionando ao tema desse ano, “Água - Desafios da Sociedade”.

O prêmio

O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma das principais e a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação, é pioneiro na concessão de prêmios no Brasil.

Hoje, o Prêmio Jovem Cientista é uma parceria do CNPq, com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.

Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo – estagiária)