Lançamento na Usina Cultural abrange o universo literário paraibano

ImprimirImprimir

O professor de arte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlos Cartaxo, estará lançando o livro “Contatos”, no dia 28 deste mês, às 20h, na Usina Cultural Energisa. O lançamento faz parte do Projeto Sede de Leitura do Sindicato dos Docentes da UFPB (ADUFPB).

 

Contatos é um livro de 192 páginas e 44 contos, publicado pela Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, Edições Sancho Pança, com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A obra está dividida em atos. O primeiro é humor; o segundo sensibilidade; e o terceiro compreensão.

 

Para Carlos Cartaxo publicar mais um livro de literatura é efetivar um mergulho cultural, mais especificamente, no universo literário paraibano. É tornar público a imersão criativa nas possibilidades de narrar e criar personagens da nossa cultura imaterial e do imaginário do autor.

 

“A literatura paraibana é pulsante. Em todas as cidades do Estado há escritores. Há quem produza literatura. A perspectiva pós-moderna na literatura permite que os mitos cânones da literatura abram espaço para os escritores iniciantes ou ditos “marginais” e aqueles que fazem do ato da escrita um exercício de prazer e entretenimento. Nesse sentido, vejo a literatura como uma expressão artística ascendente na Paraíba. Existem muitos programas de estímulos à leitura e muitas projetos de organizações sociais que propiciam experiências significativas e marcantes para crianças, jovens e adultos”, analisa Carlos Cartaxo.

 

O autor

Carlos Cartaxo é natural de Picuí, Paraíba, professor de arte da UFPB e escritor. Doutor, com Laude, em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha; Mestre em Engenharia de Produção; Especialista em Educação Superior; Engenheiro e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas.

 

É líder do Grupo de Pesquisa de Teatro na educação na UFPB; coordenador da linha de pesquisa: Teatro e possibilidades narrativas para o ensino de arte. É pesquisador dos Grupos de Pesquisas “Cultura: Turismo e Desenvolvimento” e do “Extelar”. Participa do Clube do Conto da Paraíba. Tem atuado como gestor público em vários cargos. Tem mais de uma dezena textos teatrais montados e inúmeros artigos publicados.

 

 Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Artes - Profartes. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nas áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, educação, metodologia do trabalho científico, direção, interpretação teatral e dramaturgia.

 

Mais informações: www.carloscartaxo.blogspot.com.br e www.carloscartaxo.wordpress.com.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: