Lavid recebe comissão da RNP e Ancine e apresenta projetos

ImprimirImprimir

Incluem os mais recentes avanços da tecnologia Fogo Player, desenvolvida pelo Núcleo/Lavid da UFPB, e que permite a projeção de imagens em ultra HD (4K)

 

Foto Núcleo LavidO Núcleo Lavid - Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentou, nesta terça-feira (12), para técnicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) os mais recentes avanços da tecnologia Fogo Player, desenvolvida pelo Lavid e que permite a projeção de imagens em ultra HD (4K).

 

Durante a visita, o grupo conheceu outros projetos de nível nacional como o CineLibras e o GTAaaS que fazem uma representação em Libras do conteúdo do áudio no cinema digital e Web, através de um dicionário de sinais. Aos visitantes também foi apresentado o projeto da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que testa a interatividade e outras funcionalidades da TV digital com 100 famílias de baixa renda de João Pessoa.

 

Para as equipes da RNP e da Ancine foram exibidas imagens, captadas em tempo real, com qualidade ultra HD (4K), e também um vídeo que apresenta trechos da primeira transmissão brasileira, ao vivo, de uma cirurgia cardíaca na resolução 4K, protagonizada pelo Núcleo Lavid e que aconteceu no dia 26 de fevereiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante a exibição, na cidade de Natal, os pesquisadores do Lavid utilizaram a tecnologia do Fogo Player, que permitiu uma taxa de transferência das imagens e som de 4,5 Gbps, que é 450 vezes mais rápida do que uma conexão de internet padrão de 10 MB.

 

A experiência, em Natal, usou a infraestrutura da rede Comep da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, financiadora do projeto de pesquisa. A transmissão também contou com parceira do Hospital Universitário Onofre Lopes, responsável pela realização do procedimento cirúrgico, e com o Laboratório de Realidade Virtual da UFRN.

 

A tecnologia Fogo Player foi apresentada pelo coordenador do Lavid, professor Guido Lemos, e pelo gerente do projeto, Lucenildo Lins.  O professor Tiago Maritan, do Centro de Informática, mostrou aos visitantes o potencial do CineLibras e do GT-AaaS, na condição de gerente e um dos idealizadores do projeto. A jornalista da UFPB e gerente do projeto, Madrilena Feitosa, exibiu para o grupo os vídeos interativos desenvolvidos pela TV UFPB e Lavid e outras universidades e que estão sendo transmitidos para cidadãos do Bolsa Família de João Pessoa.

 

O gerente de Projetos da RNP, Daniel Caetano, disse que a RNP já apoiou diversos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lavid e ressaltou a importância da tecnologia Fogo Player para a melhoria da formação de profissionais da área de saúde. Ele afirmou que transmissões em alta definição e em tempo real como a que foi testada com sucesso pelo Lavid terão uma gama de aplicações em um futuro próximo, servindo não apenas para exibir cirurgias e outros procedimentos de equipes médicas. A comissão da RNP também foi integrada por Marcelino Cunha, especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação; Vinicius Postai, Analista de Negócios; e Sérgio Cintra, consultor.

 

A Ancine esteve representada por Ronaldo Gurgel do Amaral e João Carlos Levi, da Gerência de Tecnologia da Informação.

 

Mais informações na página do Núcleo Lavid http://www.lavid.ufpb.br/pt/noticias/visualizar/13-03-2013-nucleo-lavid-recebe-comissao-da-rnp-e-ancine-e-apresenta-seus-projetos-aos-visitantes ou pelo telefone (83) 3216-7093 – ramal 3.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Núcleo Lavid
Compartilhar: