Lavid seleciona bolsista para Projeto Sistema de Cinema Digital

Estão aptos a participar alunos de graduação (regularmente matriculados) nos cursos de Cinema, Rádio e TV, Jornalismo, Mídias Digitais e áreas afins

O Núcleo Lavid abriu processo de seleção de bolsistas para o Projeto Sistema Brasileiro de Cinema Digital para produção audiovisual. Este projeto faz parte de pesquisas já desenvolvidas no Núcleo Lavid na área de cinema digital. O projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico já acontece desde o ano 2011, sob a coordenação do professor Guido Lemos, diretor do Centro de Informática da UFPB.

Estão aptos a participar da seleção alunos de graduação (regularmente matriculado) nos cursos de Cinema, Rádio e TV, Jornalismo, Mídias Digitais e áreas afins. Também poderão participar da seleção alunos ingressados/ingressantes dos programas de Pós-Graduação em Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, além de profissionais com formação em Comunicação.

Os interessados em participar do processo podem se inscrever enviando um email com o material exigido, conforme descrito no documento de convocação de seleção do NPE/LAViD lançado na sexta-feira (4). O email deve ser enviado para a pesquisadora Kellyanne Alves no seguinte endereço postal: kellyanne@lavid.ufpb.br, com copia para Valdecir Becker, endereço valdecir@ci.ufpb.br. O email deve ser enviado até esta quarta-feira (9) e possuir como assunto a seguinte descrição: SELECÃO LAVID CINEMA DIGITAL.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise de currículo e entrevista presencial realizadas por uma comissão de pesquisadores do Núcleo Lavid. Confira os períodos e principais requisitos para se candidatar a vaga no documento de seleção abaixo.

CONVOCAÇÃO NÚCLEO LAVID - RECURSOS HUMANOS

O NPE/LAViD - Núcleo de Pesquisa e Extensão LAViD, através da presente convocação, torna pública a chamada de seleção para bolsista no Projeto SBCD – Sistema Brasileiro de Cinema Digital. Serão ofertadas 7 vagas para bolsistas. Os bolsistas irão atuar na pesquisa e desenvolvimento de vídeos, documentários e produtos audiovisuais relacionados à área de cinema digital. Esta seleção destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação (Cinema, Rádio e TV, Jornalismo, Mídias Digitais e áreas afins) e alunos ingressados/ingressantes do programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Também podem participar da seleção profissionais com formação em Comunicação.

Seleção Graduação:

São ofertadas 5 vagas para alunos de graduação, sendo 2 vagas para produção e roteirização, 2 para edição e captação de imagens e 1 para mapeamento do estado da arte das tecnologias da informação e da comunicação, com foco no consumo. Os interessados em participar do processo devem apresentar os requisitos relacionados abaixo.

REQUISITOS EXIGIDOS:

Produção e roteirização

- Conhecimentos Essenciais: processos de produção para TV e cinema; técnicas e formatação de roteiros para TV e cinema; ferramentas básicas de comunicação e expressão, como processador de texto e navegadores de internet.

- Conhecimentos Desejáveis: experiência em produção, mesmo que acadêmica; software Celtx; liderança de equipes.

Edição e captação de imagens

- Conhecimentos Essenciais: operação de câmera HD; edição em softwares como Adobe Premiere ou Final CUT; iluminação de cenas.

- Conhecimentos Desejáveis: teoria da montagem; liderança de equipes; edição e captação de áudio.

Mapeamento do estado da arte

- Conhecimentos Essenciais: fluência em inglês; domínio das técnicas de pesquisa em diferentes bibliotecas on line; normas da ABNT para redação de textos científicos.

- Conhecimentos Desejáveis: método científico; conhecimento básico sobre o consumo de tecnologias da informação e da comunicação.

Interessados em se inscrever no processo seletivo nível graduação deve enviar e-mail com currículo e histórico escolar para Kellyanne Alves (kellyanne@lavid.ufpb.br), com cópia para Valdecir Becker, endereço valdecir@ci.ufpb.br com o seguinte assunto: SELECÃO LAVID CINEMA DIGITAL. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (9).

Seleção mestrandos ou profissionais:

São ofertadas 02 vagas para alunos de mestrados ou profissionais, sendo 1 vaga para produção e roteirização e 1 para edição e captação de imagens. Os interessados em participar do processo devem apresentar os requisitos relacionados abaixo.

REQUISITOS EXIGIDOS:

Produção e roteirização

- Conhecimentos Essenciais: produção para TV e cinema; técnicas e formatação de roteiros para TV e cinema; Cetltx.

- Conhecimentos Desejáveis: liderança de equipes; gestão de projetos.

Edição e captação de imagens

- Conhecimentos Essenciais: operação de câmera HD; edição em softwares como Adobe Premiere ou Final CUT; edição e captação de áudio; fotografia; teoria da montagem.

- Conhecimentos Desejáveis: liderança de equipes; gestão de projetos.

Interessados em se inscrever no processo seletivo nível mestrado/profissional deve enviar e-mail com currículo e portfólio para Kellyanne Alves (kellyanne@lavid.ufpb.br), com cópia para Valdecir Becker, endereço valdecir@ci.ufpb.br com o seguinte assunto: SELECÃO LAVID CINEMA DIGITAL. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (9).

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será dividido em duas fases e a avaliação se dará por uma comissão de pesquisadores pertencente ao NPE/LAViD. Na primeira fase ocorrerá uma análise dos currículos, históricos escolares, portfólios recebidos via email. Os candidatos pré-selecionados receberão email com a convocação para a fase de entrevista presencial no NPE/LAViD. As entrevistas acontecerão na quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no período da tarde.

Fase 1 – Prazo de Inscrição: quarta-feira (9)

Fase 2 - Período de Entrevistas: quinta-feira (10) e sexta-feira (11)

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7093 Ramal 03.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Núcleo Lavid