Lavid/RPN fazem 1ª transmissão 4K ao vivo em telessaúde

ImprimirImprimir

Visualização simultânea acontece nas salas de projeção da Atkinson Hall da University of California, em San Diego (EUA), e do Hotel San Marco, em Brasília

 

Pesquisadores brasileiros fazem  nesta terça-feira (10), a partir das 16h (horário de Brasília), o primeiro experimento de transmissão simultânea de vídeos ao vivo com qualidade Ultra HD (4K – definição quatro vezes melhor que da TV digital e blu-ray) de cirurgias envolvendo 5 hospitais. O conteúdo transmitido é formado por vídeos ao vivo de procedimentos cirúrgicos realizados nos hospitais universitários das cidades de Natal, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Vitória. Também haverá um procedimento cirúrgico da área odontológica feito pela Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), em São Paulo".

 

A visualização simultânea da transmissão acontece nas salas de projeção da Atkinson Hall da University of California, em San Diego, e do Hotel San Marco, em Brasília. Em San Diego, a demonstração da projeção ao vivo ocorre durante a palestra “Way 4K FOGO for Telemedicine”, do professor da Universidade Federal da Paraíba, Guido Lemos, durante o CineGrid International Workshop 2013.

 

“A partir dessa demonstração, queremos provar que é possível transmitir cirurgia de UHD (4K) simultaneamente no Brasil. A nossa intenção é por meio da exibição de imagens de alta definição possibilitar uma melhoria no desempenho da cirurgia no caso de uma segunda opinião médica durante o procedimento e também no ensino de telemedicina”, destacou o professor Guido Lemos, um dos responsáveis pelo experimento.  

 

A tecnologia que permite essa transmissão 4K (3840X2160 pixels) é o sistema Suíte Fogo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid da UFPB, em parceira com a RNP. O Suíte Fogo é um conjunto de softwares que permite o armazenamento, transmissão ao vivo e execução de imagens em super alta definição na resolução 4K, além da comunicação instantânea entre os envolvidos no evento transmitido e o público.  

 

O experimento é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através do projeto Rute 2.0 (Rede Universitária de Telemedicina). Os procedimentos cirúrgicos serão realizados pelo Hospital Universitário de Brasília (UNB), Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRS), Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (UFES) e Faculdade de Odontologia da USP.

 

Sobre o Lavid

O LAVID é um Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem sua história marcada pelo desenvolvimento do Ginga, o middleware nacional utilizado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Fundado em 2003, o LAVID realiza variadas pesquisas de inovação tecnológica em resposta às demandas da sociedade contemporânea, através de grupos interdisciplinares composto por professores, alunos e servidores da UFPB e outros pesquisadores de instituições públicas e privadas, dedicados principalmente às áreas de Ciências da Computação, Ciências Sociais, Comunicação, Artes e Educação.

 

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

 

Sobre o CineGrid

O CineGrid é uma associação internacional sem fins lucrativos, integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisa de vários países do mundo. As entidades que compõem o CineGrid formam um grupo interdisciplinar focado no uso de redes de alta capacidade para distribuição de conteúdos artísticos, educacionais, científico e de entretenimento. (http://cinegrid2013.eventbrite.com)

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Núcleo Lavid
Compartilhar: