Licenciatura em Computação a distância matricula novos alunos e realiza aula inaugural

O curso de Licenciatura em Computação a distância do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, durante a semana passada, aulas inaugurais do semestre 2017.1, em vários polos de apoio presencial e virtual. Um total de 150 novos estudantes ingressou, neste período, na modalidade de educação a distância (EAD) para cursar a licenciatura.

Foram ministradas aulas inaugurais nos municípios de Alagoa Grande, Cuité de Mamanguape, Livramento e João Pessoa, pelos professores Eudisley Anjos, Clauirton Siebra, Danielle Rousy, Bruno Jeferson da Cost, Helio de Menezes e Gilberto Farias.

O curso tem cerca de 500 alunos matriculados em 15 polos, instalados em municípios da Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Criada em maio de 2012, a Licenciatura em Computação na modalidade EAD foi reconhecida, recentemente, pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu conceito 3, em sua primeira avaliação.

De acordo com o relatório da Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) do MEC, o curso está autorizado a continuar em funcionamento por atender aos requisitos de qualidade dispostos na legislação vigente.

Além de capacitar profissionais de ensino também vem recebendo um número significativo de alunos oriundos da chamada demanda social, com perfis bastante diversificados.

Nos últimos anos tem havido um crescimento exponencial da educação a distância na UFPB, a contar pelo aumento do número de cursos ofertados, pelo investimento na infraestrutura laboratorial e na formação de tutores de disciplinas e professores que coordenam o processo em cada polo.

A atividade de ensino a distância foi iniciada na UFPB em 2007, com apenas os cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Letras Português. Nos últimos anos foram introduzidas as licenciaturas em Letras Libras, Letras Inglês, Letras Espanhol, Computação, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Agrárias e Bacharelado em Administração Pública. A instituição tem, hoje, cerca de cinco mil estudantes de graduação matriculados nessa modalidade de ensino.

Agência de Notícias da UFPB - Coom informações da Assessoria de Comunicação do CI