Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) criaram em 2016 a Liga Acadêmica de Direito Processual (LADPROC). A liga reúne universitários das duas instituições que buscam promover ações de pesquisa e extensão.
Uma Liga Acadêmica é uma associação formada por estudantes com interesse comum, que se reúnem semanalmente para desenvolver atividades de cunho prático e teórico envolvendo Direito Processual, supervisionados por orientadores especialistas na área. A liga realiza um processo seletivo semestralmente para entrada de membros efetivos.
As atividades da LADPROC têm caráter prático e teórico. As atividades teóricas seguem o formato de aulas, seminários, discussões de textos, estudo de caso, entre outras. Já as atividades práticas consistem em produção de artigos, acompanhamento da rotina dos escritórios conveniados e a feitura de peças processuais.
Na LADPROC também são desenvolvidos projetos de iniciação científica, onde os trabalhos produzidos são encaminhados para publicação em congressos e revistas jurídicas através da Diretoria de Assuntos Acadêmicos e da Diretoria de Eventos. As atividades desenvolvidas pela LADPROC são extracurriculares, não possuindo responsabilidade com o currículo da graduação do curso de Ciências Jurídicas.
A Liga Acadêmica de Direito Processual é uma associação civil estudantil de direito privado, independente, sem fins lucrativos, com duração ilimitada, de caráter não religioso e suprapartidário, dotada de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira.
A LADPROC tem como objetivo geral contribuir com a formação dos estudantes de Direito, através do aprofundamento dos estudos da matéria relacionada ao Direito Processual, objetivando desenvolver o raciocínio jurídico, fomentar a interação da comunidade acadêmica com os profissionais atuantes no mercado de trabalho e estimular habilidades que serão aproveitadas pelos profissionais do futuro.
Mais informações pelos telefones: (83) 98762-0191; pelo e-mail: contatoladproc@gmail.com; ou no facebook: https://pt-br.facebook.com/ladproc/.