Ligas da UFPB participam do Dia da Reanimação Cardiopulmonar

ImprimirImprimir

Será comemorado neste sábado (29), em 13 estados, envolvendo 22 cidades e 40 Ligas Acadêmicas da área da saúde, “O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar”. O evento tem por objetivo ensinar a leigos a reanimação cardiopulmonar, técnica utilizada em casos de parada cardiorrespiratória, podendo até mesmo triplicar as chances de sobrevivência quando imediata e adequadamente empregada.

 

A parada cardiorrespiratória, popularmente conhecida como parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível, podendo ocorrer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Consiste em uma perda abrupta das funções cardíaca e pulmonar, levando a óbito se não for revertida. O tratamento empregado consiste na reanimação cardiopulmonar, técnica universalmente utilizada e fundamentada, que combina compressões torácicas e ventilações de resgate, utilizadas para manter o paciente em condições de receber o suporte avançado e desfibrilação, visando a reversão do quadro.

 

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes mesmo de chegar ao hospital. Com o auxílio e engajamento da população, pode-se mudar esse quadro. Quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

 

Baseado nessa importância e necessidade de propagação desses conhecimentos para toda a população, nasceu o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. O evento, em sua segunda edição, surgiu da aliança de Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência de vários estados, incluindo hoje diversas Ligas Acadêmicas da Área da Saúde (Clínica Médica, Emergências Clínicas, Cardiologia, Medicina Intensiva…). Trata-se, assim, de um evento social, sem fins lucrativos, de mobilização nacional acerca do tema.

 

Em João Pessoa, o evento é gratuito e será realizado no Shopping Manaíra das 10h às 22h. Está sendo organizado pela Liga de Cirurgia e Trauma e Liga de Cardiologia, ambas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

Para mais informações acesse: http://www.ccm.ufpb.br/index.php/component/content/article/1227.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: