Livro digital mostra trabalho da UFPB na duplicação da BR-101

A obra foi organizada pelos professores Tarciso Cabral da Silva e Carmem Lúcia Moreira, vinculados ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CT

Meio ambiente, saúde e segurança do trabalho e comunicação social. Esses três eixos temáticos, base do trabalho desenvolvido por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e demais técnicos da instituição envolvidos na duplicação da BR-101 Nordeste, são a essência do livro digital ‘Programas de Educação Ambiental e Ações de Divulgação e Informação na Duplicação da Rodovia BR-101/NE’, com lançamento no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Maceió (AL), que começou neste domingo (27) e segue até quinta-feira (1).

A obra virtual foi organizada pelos professores Tarciso Cabral da Silva e Carmem Lúcia Moreira Gadelha, ambos vinculados ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECA) do Centro de Tecnologia, e tem apresentação assinada pelo diretor do CT, professor Clivaldo Silva de Araújo. Esse material educativo, uma realização do CT/UFPB e Fundação José Américo, foi impresso na Editora Universitária.

O trabalho de professores e técnicos envolveu o período de 2008 a 2010, assistindo comunidades às margens da rodovia duplicada, os próprios trabalhadores das obras e estudantes de escolas de cidades próximas. Com a educação ambiental, o processo educativo buscou a integração humana ao empreendimento “a partir do reconhecimento das riquezas da fauna e flora da região costeira dos três estados (Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte)”, com foco principalmente na necessidade de preservação e conservação.

Na apresentação do livro digital, o professor Clivaldo Araújo destaca ainda que “ao trabalho de construção e reconstrução de espaços viários se somaram as preocupações com a segurança e saúde de trabalhadores e moradores das áreas próximas”.  Considerou-se o homem o elo entre trabalho, desenvolvimento e salubridade ambiental.

Paralelo às atividades educacionais, a equipe gestora dos programas desenvolveu “um sistema de comunicação social fundado na difusão de informações relacionadas ao empreendimento, aliado a campanhas informativas sobre os reflexos sociais das obras na rotina de vida diária dos cidadãos e cidadãs”, acrescenta o diretor do CT.

Concluindo, ele revela que a execução dos programas foi possível por conta de parceria entre o Departamento de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro e a Universidade Federal da Paraíba, por meio da Fundação José Américo.

Contato pelo telefone (83) 3216-7119.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações da Ascom/CT