Livro em Homenagem à escritora Violeta Formiga será lançado na UFPB

Será lançado nesta quarta-feira (25) o livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros inscritos”, da artista plástica e escritora itabaianense Jandira Lucena. A obra será apresentada ao público a partir das 17h, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus de João Pessoa. A entrada é gratuita.

Desta vez, Jandira Lucena presta uma homenagem a Violeta Formiga, personagem importante no universo literário e nas ações libertárias femininas nos anos 80, em João Pessoa. Como complemento, Jandira acrescenta poemas e crônicas que falam de sua terra natal, Itabaiana, e suas atividades culturais nos anos 70, como uma das fundadoras do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana.

O livro, uma publicação da Editora da UFPB, como parte da Coleção Humanidades do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da instituição. Tem prefácio de Fábio Mozart e da professora e crítica literária Neide Medeiros Santos, e apresentação da professora e antropóloga Ednalva Maciel Neves.

Durante a apresentação tocará o grupo de jazz Classic Band, na hora do coffee break. Na oportunidade, a UFPB entregará certificados de honra ao mérito e gratidão aos servidores aposentados do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Sobre Violeta Formiga

Violeta nasceu na cidade de Pombal, sertão da Paraíba, no dia 28 de maio de 1951. Era filha de José Formiga e Dona Prima Gonçalves Formiga. Passou a infância e adolescência na cidade de Pombal. Estudou no Colégio Diocesano e na Escola Normal Arruda Câmara na sua cidade natal. Em 1971, transferiu-se para João Pessoa e ingressou na UFPB no curso de Psicologia. Na Universidade, já revelava tendências para a poesia e começou a divulgar seus poemas nos jornais da capital e no jornal literário Correio das Artes. A poeta paraibana viveu apenas 31 anos e deixou apenas um livro – Contra Cena. Após a sua morte, os amigos reuniram poemas inéditos e publicaram “Sensações”, uma edição póstuma.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7092.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo