Livro Jogos para Cenas Cômicas será lançado em João Pessoa

O professor Fernando Lira do IFCE faz o lançamento nesta quinta-feira (16), às 15h, no auditório da Central de Aulas da UFPB, na semana de recepção dos feras

Nesta quinta–feira (16), a partir das 15h, no auditório da Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, haverá o lançamento do livro Jogos para Cenas Cômicas, autoria do professor Fernando Lira, doutor em Artes Cênicas pela UFBA (2008), Professor do Curso em Licenciatura em Teatro doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE), Coordenador do Grupo Pesquisa CRISE do IFCE (Comicidade, Riso e Experimentos).

O lançamento é do Curso de Bacharelado de Teatro da UFPB que recebe a parceria do Núcleo de Teatro Universitário (NTU), Pró-Reitoria de Extensão para Assuntos Comunitários e o Centro Acadêmico de Teatro. Consistirá em uma palestra realizada pelo professor Fernando Lira de aproximadamente duas horas, em que serão abordados os aspectos descritos no livro. Serão exibidos vídeos de práticas dos jogos realizados nas oficinas do Grupo Crise - (Comicidade, Riso e Experimentos do IFCE).

Esta atividade artística e educacional fará parte da semana de recepção dos feras 2013.1 e chegada dos antigos alunos do Curso de Bacharelado de Teatro e Licenciatura Plena em Educação Artística com o patrocínio do programa BNB de Cultura de 2010 e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Em contrapartida serão doados 10 exemplares para biblioteca da Universidade Federal da Paraíba, um exemplar para cada professor de teatro desta universidade que comparecer ao evento, um exemplar para cada aluno matriculado em curso de teatro da universidade e ainda 50 exemplares a ser distribuídos entre instituições públicas da cidade de João Pessoa (bibliotecas, escolas, centros culturais) como também 100 exemplares a ser distribuídos entre representantes de grupos teatrais com mais de um ano de formação e que já tenham se apresentado em temporada mínima de quatro dias, comprovados.

Sobre o livro

Durante o ano de 2010, foram apresentados os resultados da pesquisa do Doutorado do Pro. Fernando Lira, juntamente com o Grupo de Pesquisa CRISE (Comicidade, Riso e Experimentos do IFCE) através de palestra, apresentação de espetáculo e lançamento de livros, em mais de 16 cidades nordestinas.

Assim, o grupo Crise, desenvolveu uma oficina Jogos para Cenas Cômicas, que derivou no livro que se divide em quatro capítulos, totalizando quarenta jogos. Trata-se do desdobramento da tese de doutorado do professor Fernando Lira, O Ator Risível. No primeiro capítulo, são apresentados aspectos para a construção de personagens cômicos. No segundo, aponta um conjunto de mecanismos para o desenvolvimento de situações. No terceiro, trata da fala, palavra e voz cômica. No quarto e último, do texto ao palco, sugere alguns jogos que possibilitem identificar e extrair a comicidade de um texto para ser posto em cena. As personagens, as situações e as palavras, muitas vezes, estão de tal forma, amalgamadas entre si, que se torna difícil ressaltar qual desses elementos motivou o riso. No entanto, por questões metodológicas, explicita neste livro, jogos teatrais contendo separadamente cada elemento de composição da cena cômica, que foram criados no Crise, inspirados na perspectiva Bergsoniana.

Organizador

Fernando Lira Ximenes vem atuando no cenário cearense como autor, ator e diretor de teatro. Escreve para o teatro adulto, como para o infantil, com muitas de suas peças frequentemente encenadas para ambos os públicos. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA (2008), professor do Curso em Licenciatura em Teatro do IFCE, Coordenador do Grupo Pesquisa Crise do IFCE (Comicidade, Riso e Experimentos), dirigiu os espetáculos E Pensar que tudo isto é oco! ! (2005), Terra Grávida ( 2006), Para Não Falar de Teatro (2008), Pagador de Promessas (2010), Qual é o Final? (2012).

O grupo Crise

O Grupo de Pesquisa em Comicidade e Riso iniciou seus estudos em janeiro de 2004. Tem no currículo prêmios referentes a participações em festivais de esquetes: Os Impostores, Melhor Esquete Júri Popular, V FECTA (2008); Um Homem, Uma Mulher, Para Não Falar do Garçom, Melhor Esquete Júri Popular, XII FESFORT (2008); prêmio especial de Homenagem ao Grupo, no Festival Bilu&Bila Cia. (2008); premiação de melhor texto com A Rubrica, no Festiva l Bilu&Bila Cia (2008); conjunto da obra para Fernando Lira, no XII FESFORT (2008) e melhor ator coadjuvante no VI FECTA como esquete SE.... (2009) e também outras indicações para atores e atrizes e medições nos mesmos festivais.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do NTU