Livro que aborda a extensão é lançado no Centro de Educação

Lançamento acontece às 14h, no hall do CE, no Campus da UFPB em João Pessoa; a apresentação será da professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

O livro “O Processo de Avaliação da Extensão: Experiências na Extensão” será lançado nesta segunda-feira (22) em João Pessoa. É uma publicação da Editora da UFPB com professores sobre experiências na extensão da instituição. O lançamento, que ocorrerá a partir das 14 horas, deverá levar ao hall do Centro de Educação professores, estudantes e amigos dos colaboradores. A professora Lúcia de Fátima Guerra, da Comissão Estadual da Verdade, fará a apresentação do livro.

A obra, que tem prefácio da professora e autora de livros de extensão Maria das Dores Nogueira, apresenta à comunidade acadêmica algumas experiências bem sucedidas e reflexões conceituais e metodológicas no aprimoramento do processo avaliativo da extensão da UFPB. “Assumindo-se a concepção de que a avaliação, mais do que punitiva, deve ser formativa e contribuir para a criação do conhecimento, a CMAE – Comissão de Monitoramento e Avaliação da Extensão, instituída em 2011, vem buscando encontrar formas mais eficientes e participativas de planejar, monitorar e avaliar todo o processo de extensão, desde sua gênese até os resultados finais obtidos”, declara Maria das Dores.

Segundo Maria das Dores, tendo assumido o processo de avaliação “por pares” para a seleção de projetos e a autoavaliação pelas equipes executoras”, a UFPB está encontrando novos caminhos em seu percurso histórico para tornar ainda mais transparente e participativa a sua prática extensionista e, mais efetivos e relevantes, os seus projetos e programas voltados para a formação do corpo discente e para o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos, comunidades e instituições que fazem parte do entorno regional.

Participam do livro com artigos sobre a extensão na UFPB os seguintes professores: Rossana Maria Souto Maior; Manuel Juan Rojas Buvinich, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira; Izabel Jaguiara Costa de Oliveira; Cirineu Cecote Stein e Maria de Nazaré Tavares Zenaide.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo