Livro retrata importância das escolinhas de futebol na Paraíba

O professor do Campus III em Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Manoel Luiz Melo (Luizinho Bola Cheia) lança nesta quarta-feira (25), o  livro “Práticas e Influências das Escolinhas de Futebol na Carreira de Atletas Paraibanos que Chegaram a Seleção Brasileira”. O lançamento será às 20h na sede Sociocultural da Associação dos Docentes (ADUFPB), no Bairro do Cabo Branco em João Pessoa.

A obra, de 204 páginas, tem várias imagens que contam a trajetória do futebol do país até a história de atletas paraibanos famosos, os verdadeiros craques. Descreve os principais aspectos norteadores de suas trajetórias, em particular, o papel exercido nas escolinhas de futebol na formação desses atletas.

No prefácio da obra, Alejandro Martins Rodriguéz, professor da Universidade Autônoma de Assunção no Paraguai, destaca que “Desta forma, o livro serve como guia e inspiração às escolinhas de futebol e a todos nós em geral, para que possamos refletir sobre o potencial de ensino aprendizagem que as escolinhas possuem na formação de cidadãos, muito além do seu papel formativo de jogadores de futebol”.

Segundo o autor, a 13ª edição retrata uma investigação científica realizada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos anos 2011 e 2012, a respeito dos 10 craques de futebol da Paraíba que jogaram na seleção brasileira. O professor é autor dos projetos "Futebol também se aprende na Escola" e "Bom de Bola, Bom na Escola”.

O livro conta com imagens e relatos desde o primeiro jogador paraibano na seleção Aloísio Francisco conhecido como Índio em 1931, até os dias atuais com o Givanildo Huck.

Entre os craques paraibanos citados no livro e revelados pelas escolinhas de futebol e que fizeram parte da Seleção Brasileira de Futebol estão: Marcelinho Paraíba, Assis Paraíba, Rinaldo, Fábio Bilica, Durval, Júnior, Mazinho e Douglas.

Além de imagens históricas, o livro traz textos explicativos sobre as escolinhas que foram extraídas da Tese de Doutorado do professor Luizinho Bola Cheia. A noite de autógrafos começa às 20h e faz parte do Projeto Sede de Leitura da ADUFPB. O evento terá o lançamento da Revista Conceitos, apresentação musical e outros livros.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo