'Música e Cultura' reúne destaques de Congresso na UFPB

A capa da revista exibe as insígnias da Pedra de Ingá, pois esse último número é decorrência do VI Enabet, Encontro da ABET, realizado na UFPB, em maio de 2013

Lançado o volume 8, número 1, da revista Música e Cultura, publicação da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). A capa exibe as insígnias da Pedra de Ingá, pois esse último número é decorrência do VI Enabet, Encontro da ABET, realizado no campus 1 da UFPB, em maio de 2013, reunindo em registro permanente e de livre acesso, sete das treze contribuições dos seus convidados (conferência principal e mesas redondas) e duas das oitenta comunicações apresentadas.

Seus autores são: Jeff Todd Titon (Brown University - EUA), Manuel Veiga e Angela Luhning (UFBA), Miguel García (Universidade de Buenos Aires - Argentina), Flávia Toni (USP), Susana Sardo (Universidade de Aveiro - Portugal), Marcus Wolff (Unicam), Edilberto Fonseca (Museu Villa-Lobos) e Michael Iyanaga, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.

Segundo a editora Alice Lumi Satomi – professora do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-graduação em Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (PPGM/CCTA) –, graças ao Programa de Apoio a Eventos no País, da CAPES, o novo número inaugura uma fase com nova logomarca, novo layout e implantação na plataforma SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.

A revista reúne “uma variedade de aportes ao tema geral [Música e sustentabilidade], como, por exemplo, a defesa das possibilidades do discurso sonoro em prol de uma ‘saúde planetária’; a consideração ontológica de um ser humano como produtor simultâneo de sons e de seu próprio meio-ambiente; o reexame de teorizações em favor de um ‘equilíbrio epistemológico’ na ordem mundial e o papel que a etnomusicologia já viria tendo, por certos modos de pesquisa, em tal direção. Temos também dois textos focalizando questões que podemos chamar de sustentabilidade da disciplina (ou do conhecimento em geral), dedicados à reflexão teórico-metodológica, sempre cara e necessária”, afirma o vice-editor José Alberto Salgado (UFRJ).

Música e Cultura pode ser conferida no sítio:

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do PPGM