Músicos internacionais se apresentam na Série Artística da UFPB

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB), dando sequencia à sua Série Artística, está recebendo os professores Milton Masciadri (contrabaixo, University of Georgia – EUA) e Kate Hamilton (viola, Concordia College – EUA) para apresentação de dois concertos e masterclasses de contrabaixo e viola.

As apresentações ocorrerão nos dias 3 e 5 de Abril às 20:30h na Sala Radegundes Feitosa, campus I da UFPB, com entrada franca.

Os professores convidados encontram-se no Brasil a convite do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e se apresentam através de uma parceria artístico-acadêmica que visa estreitar os laços entre as Universidades envolvidas.

Os musicistas

O contrabaixista Milton Masciadri é uma dos maiores virtuoses do seu instrumento, com ampla carreira internacional, e foi agraciado com o título de Artista para a Paz da UNESCO.

A violista Kate Hamilton, por sua vez, é uma instrumentista extremamente versátil, dedicando-se á atuação como solista e camerista, além de reconhecida pedagoga em sua área de atuação.

Programação

Na quarta-feira, 3 de abril, o contrabaixista Milton Masciadri se apresenta ao lado do pianista José Henrique Martins (UFPB). No programa, obras de J. C.Bach, F. Schubert, G. Bottesini, John Williams e S. Rachmaninoff.

Na sexta-feira, dia 5, será apresentado um concerto de música de câmara com Milton Masciadri e Kate Hamilton. Os dois músicos convidados se juntam aos professores Sandra Aquino e Hermes Cuzzuol (violinos), Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e José Henrique Martins (piano), do Departamento de Música da UFPB, para apresentar obras de Reinhold Glière (Suíte para Viola e Contrabaixo), J. Brahms (Scherzo para Viola e Piano) e o importante Quinteto para piano e cordas do compositor britânico Ralf Vaughan Williams. Além disso, serão interpretadas as Três Bagatelas para Quinteto de Cordas de autoria do saudoso professor José Alberto Kaplan, um dos fundadores do Departamento de Música da UFPB, fal ecido em 2009.

A realização dos concertos conta com o apoio do laboratório de Música Aplicada do CCTA (LAMUSI) e da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB (AAI).

ASCOM – Reitoria (Jéssica Azevedo)