Maestro Arakaki assume regência da OSUFPB nesta sexta-feira

No repertório, que será apresentado na Sala Radegundis Feitosa, Campus de João Pessoa, obras de Mozart, música japonesa e do paulista Camargo Guarnieri

Mozart, música japonesa e do compositor paulista Camargo Guarnieri. Eis o repertório do décimo-quinto concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), que será apresentado nesta sexta-feira (6), a partir das 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus de João Pessoa. O evento, que terá como solista o trompetista Gláucio Xavier, marca a estreia do regente Marcos Arakaki, assumindo o posto de maestro titular da OSUFPB.

Além do programa desta semana, a OSUFPB já tem agendados outros dez concertos até o final deste ano, sempre às sextas-feiras, a partir das 20 horas, na Sala Radegundis Feitosa. O evento é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB. A entrada é aberta ao público.

Sobre o maestro

O maestro Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Ele concluiu seu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes e o I Prêmio Camargo Guarnieri.

No currículo de Marcos Arakaki, a regência de importantes orquestras brasileiras, como as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, a Petrobras Sinfônica, as sinfônicas de Campinas, da USP, a Orquestra de Câmara da Osesp e a Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, dirigiu orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, Ucrânia e República Tcheca.

Sobre o solista

O solista pernambucano Gláucio Xavier comemora, nesta sexta-feira (6), 35 anos de carreira como trompetista. Natural de Goiana, Xavier iniciou seus estudos com Wilson Ferreira e integrou, sob sua direção, a Banda de Música Saboeira. Em 1979, transferiu-se para João Pessoa para estudar trompete no curso de extensão da UFPB. Graduou-se em 1986, na Escola de Música da UFBA, concluiu o mestrado em 1998, no New England Conservatory of Music, nos Estados Unidos, e defendeu tese de doutorado em 2005, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Gláucio Xavier é professor concursado de trompete do Departamento de Música da UFPB desde 1987, atuando em cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação. Ele também integra o famoso Quinteto Brassil (metais e percussão).

Informações pelo telefone (83)3216-7123.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho