Mestrado em Fisioterapia da UFPB é aprovado pela Capes

A pós-graduação e a pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obtiveram mais uma importante vitória com a aprovação da proposta de criação do mestrado acadêmico em Fisioterapia. O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) reconheceu a proposta da Instituição, que passa a oferecer mais um curso de pós-graduação. Agora já são 71 mestrados e 36 doutorados na UFPB.

O parecer da Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos da Capes disse que a proposta do mestrado em Fisioterapia atende ao anseio da Instituição de Ensino Superior em promover a implantação do curso. A Comissão destacou que o corpo docente atinge o critério quantitativo mínimo para abertura do programa de mestrado e que todas as produções apresentam coerência com a proposta do programa e com a área.

Os detalhes do processo de seleção para a formação da primeira turma serão divulgados em breve com a publicação do edital, após os trâmites burocráticos para a abertura do curso. A previsão é que a primeira turma, com 14 alunos, comece a funcionar no primeiro semestre de 2019.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFIS/UFPB), Paloma Andrade, o novo curso oferece oportunidade, para fisioterapeutas da Paraíba e do Nordeste, darem continuidade à sua formação e representa também um avanço para a Fisioterapia, por fortalecer a produção científica no País.

A coordenadora explicou que as propostas de cursos novos, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 178ª Reunião do CTC-ES realizada de 27 a 31 de agosto. “A Capes divulgou os resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos nas modalidades acadêmica e profissional na última quarta-feira (5)”, completou.

O PPGFIS/UFPB conta com uma área de concentração, "Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Coletividade", e duas linhas de pesquisa: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Coletividade e Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Funcionalidade Humana.

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), na página www.ccs.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3216-7032.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo