Mestrado Profissional em Jornalismo inscreve para 1ª seleção

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 deste mês na Secretaria do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); o PPJ ofertará 25 vagas

Continuam abertas até o dia 31 deste mês, na Secretaria do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, as inscrições para a primeira seleção do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/Mestrado Profissional/UFPB - (PPJ), divulgadas através do edital que pode ser conferido no endereço  http://www.ccta.ufpb.br/ppj/index.php/editais. O PPJ ofertará vinte e cinco vagas, acolhendo profissionais do jornalismo e de outras áreas, desde que exerçam alguma função ligada ao campo.

A notícia da aprovação do novo Programa vem tendo grande repercussão na Paraíba e em todo o país. Será o primeiro programa no gênero a ser implementado em uma universidade brasileira, em um campo que é constantemente atravessado por inúmeras tensões. O jornalismo é tido como uma área estratégica de intermediação entre a sociedade e os acontecimentos.

O ensino e o aperfeiçoamento do jornalista é uma área que também passa por importantes atualizações. A ordem do dia é investir-se nas especialidades, assim como fortalecer os veios de ligação entre o ensino universitário e o mercado profissional. Buscando adequar-se a essas novas demandas, na UFPB, o curso de Comunicação Social iniciou o ano de 2012 transformando suas habilitações em cursos específicos.

O curso de Jornalismo inaugura sua nova feição fortalecido pela implementação do mestrado, que iniciará sua primeira turma em março de 2013.

O campo jornalístico tem se modificado no país e na Paraíba, a partir da adoção dos insumos tecnológicos à prática profissional.   A chamada era tecnológica ampliou o mercado, multiplicou as fontes de informação, alterou rotinas de trabalho. O jornalismo alimenta-se hoje, da participação do cidadão comum, que muitas vezes é o primeiro noticiador de um acontecimento, corporificando-se assim o que se costuma chamar de jornalismo colaborativo, jornalismo cidadão.

O Mestrado Profissional em Jornalismo (PPJ) nasce pois com a tarefa de promover essa sinergia entre o mercado profissional dos jornalistas e o espaço reflexivo propiciado pelo ambiente universitário, ali onde são problematizadas as realidades práticas, ali onde são feitas as indagações que permitem uma compreensão aprofundada do campo, suas sutilezas, suas especificidades, seus pontos de intersecção com a sociedade mais ampla.

O ganho mais importante desse novo programa reside na criação de um espaço de reflexão do jornalista sobre sua própria prática, seu fazer cotidiano. Mais que isso. Sob a chancela do aperfeiçoamento universitário, o jornalista poderá participar de um vasto campo de experimentação, onde poderá criar seus produtos práticos, promover leituras críticas de coberturas jornalísticas, otimizar propostas de consultorias e assessorias no seu campo de trabalho.

Com uma área de concentração calcada na Produção Jornalística e tendo como linha de pesquisa, Processos, Práticas e Produtos, o PPJ propiciará, como trabalho final, não apenas a clássica dissertação, mas acolherá outras propostas próprias das rotinas do jornalista, como livro-reportagem, análises de coberturas jornalísticas, produtos práticos de editoração, entre outros.

O processo seletivo propriamente dito se iniciará no dia 18 de fevereiro de 2013. O início das aulas está previsto para o final de março, para o semestre 2013.1. De acordo com informações da coordenadora do Programa, a professora Joana Belarmino, o Mestrado supre uma lacuna na região Nordeste, funcionando como importante estratégia de aperfeiçoamento dos profissionais da área do jornalismo.

O corpo docente do PPJ é composto por 11 docentes do curso de Comunicação da UFPB que conformam o seu quadro permanente. Conta ainda, com três professores colaboradores, a saber: Professor Antonio Fausto Neto, da UNISinos, RS; professor Luís Custódio da Silva, da UEPB e o professor Guido Lemos, do Laboratório de Vídeo digital da UFPB.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7864.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria